Quais são os KPIs mais importantes para sua estratégia digital?

Publicado em 31 de maio de 2017 às 10:00

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Em toda estratégia é essencial o controle de desempenho para análise. Simplesmente criar um plano de ação e não acompanhar o desenvolvimento não trará os benefícios esperados. É nesse sentido que o KPI ganha tanta importância.

Se você deseja saber o que são KPIs e o que podem fazer pelo seu negócio, confira nosso post!

O que é um KPI

KPI — Key Performance Indicators — representa os principais indicadores do seu negócio. Cada empresa define quais serão seus KPIs, de acordo com o objetivo traçado. A regra é analisar o que interfere diretamente no seu alvo.

Por exemplo, imagine que você criou uma ação com o propósito de aumentar o engajamento do público com a marca, impulsionando postagens nas redes sociais. Um bom indicador para acompanhar, nesse caso, é a quantidade de comentários que o post receberá, pois eles representam o engajamento. Então, o seu KPI seria o número de comentários.

Lembre-se que os KPIs devem ser acompanhados de perto. Por essa razão, não é interessante criar uma lista extensa. Isso só geraria muito trabalho e pouco resultado. Defina somente aquilo que realmente faz a diferença.

Como definir os KPIs

Para definir os KPIs, um modelo bem interessante é a pirâmide. Os indicadores são distribuídos no topo, meio e base, da seguinte forma:

Topo

No estágio mais alto estão os principais indicadores. São aqueles que mostram o resultado direto, como o aumento das vendas. Eles tratam da eficácia das ações, se elas trouxeram ou não os resultados esperados.

Meio

No meio da pirâmide estão os indicadores que ajudam a explicar o resultado obtido. Eles demonstram o desempenho das estratégias. Para ficar mais claro, pense que um indicador do meio da pirâmide tem que explicar o resultado de um que está no topo. Um exemplo de KPI intermediário pode ser o número de visitantes no site.

Base

Os indicadores da base tratam dos aspectos gerais da estratégia. Embora ajudem explicar o KPI do topo, eles não têm impacto direto neles.

Os principais indicadores do seu negócio

Como dissemos, cada estratégia tem seus KPIs. Porém, alguns deles são importantes e devem sempre ser utilizados. Para que você os conheça, vamos listá-los:

1. Taxa de conversão

A taxa de conversão mede o desempenho de suas ações. Ela relaciona a quantidade de oportunidades geradas e as que foram convertidas em vendas. O cálculo é feito da seguinte forma:

Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos / número de visitantes no site) x 100

2. Custo por lead

Cada lead representa um potencial cliente, que pode vir a fazer compras em sua empresa. Porém, para atraí-lo, há um custo. Se você cria uma campanha no Facebook, por exemplo, ela contém um custo e um resultado. O custo por lead relaciona exatamente esses dados, da seguinte forma:

Custo por lead = total de investimento feito na estratégia / número de leads gerados

3. Ticket médio

O ticket médio é o KPI que relaciona o valor que seus clientes gastam em sua loja virtual, por pedido. O cálculo é o seguinte:

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos

4. ROI

O ROI — Return On Investment — representa o retorno que um determinado investimento trouxe ao negócio. Imagine que você tem dúvidas se uma determinada ação tomada foi positiva. Uma boa forma de avaliar é com o ROI, da seguinte forma:

ROI (%) = [ (Retorno do investimento - total de investimento da ação) / total de investimento da ação] x 100

Defina os KPIs do seu negócio e otimize o desempenho

Como vimos em nosso artigo, determinar o conjunto de KPI do seu negócio é extremamente importante para avaliar o desempenho das estratégias. É preciso analisar os dados para tomar decisões mais assertivas, que se aproximem do resultado esperado.

Observe seu empreendimento, analise os principais objetivos e defina os indicadores-chave.

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