Escolha de fornecedores: como fazer boas parcerias

Publicado em 05 de maio de 2017 às 10:00

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A escolha de fornecedores é uma decisão estratégica muito importante. Quando realiza parcerias com bons fornecedores, a companhia compartilha com eles o sucesso de oferecer aos clientes serviços e produtos de qualidade.

O oposto também ocorre. Quando se firmam parcerias com fornecedores que não suprem as necessidades atuais, a empresa pode deixar de atender às expectativas dos seus usuários.

Assim, contratar fornecedores é mais do que uma prestação de serviços, é uma parceria. E para ajudá-lo a firmar parcerias de sucesso, construímos este guia rápido e direto. Acompanhe!

Defina um perfil de fornecedor

Antes de procurar, é importante entender o que a sua empresa precisa. Não será todo perfil de fornecedor que vai atender às suas expectativas. Quando você compreender bem o modelo de fornecimento que sua empresa necessita, estará pronto para passar ao passo seguinte.

Pesquise

Boas parcerias começam com boas pesquisas, e a internet é uma fonte inesgotável de informações. Avalie a reputação dos fornecedores que deseja contratar e verifique se há reclamações, elogios e outros dados relevantes.

É possível encontrar bons parceiros em feiras e eventos do seu setor — organizados localmente ou até mesmo em outros países.

Por isso, mantenha-se informado sobre datas de eventos, compareça a eles e faça contatos com fornecedores em estandes instalados nessas feiras. Você não só ficará antenado sobre as novidades do seu segmento, mas também poderá encontrar parceiros competentes.

Mesmo que você não possa comparecer a esses eventos, é possível entrar no site da organizadora e pesquisar a lista e o contato dos expositores que estarão presentes.

Não podemos nos esquecer das revistas e catálogos especializados no seu setor, que geralmente expõem cases de sucesso com os melhores fornecedores. Esse material pode ser encontrado em sites especializados ou mesmo em bancas de jornais.

Faça visitas

Nesse momento você já tem preferência por algum fornecedor. Então, por que não o visitar? Conheça os profissionais, a rotina de trabalho, a infraestrutura do local etc.

Aproveite essas ocasiões para estabelecer bons relacionamentos. Isso poderá ser decisivo na hora de negociar os melhores preços e condições de pagamento.

Construa um código de ética e conduta

Decidido qual será o fornecedor, adote um código de ética. Esse elemento é o que vai nortear a interação que a empresa terá com seus parceiros e clientes, elencando fatores como:

  • transparência nas transações;

  • respeito à legislação;

  • postura diante de fraudes;

  • uso de redes sociais;

  • conflito de interesses;

  • sigilo de informações;

  • condições de trabalho.

Firme acordos

Quando uma empresa firma parcerias com bons fornecedores, ela precisa estar disposta a ceder parte do seu controle. Isso significa que deve ser definido o que cada um fará e quais as expectativas dessa relação. Registre isso em um documento escrito.

Mantenha a comunicação aberta

A comunicação é a base para qualquer relacionamento. Esse princípio também se aplica às relações entre empresa e fornecedor.

Dar um feedback por meio de sugestões e críticas construtivas ajuda a fortalecer a parceria e corrigir falhas nos processos, aumentando o nível de satisfação dos clientes e de ambas as companhias.

Demonstre paciência e empatia

Nenhuma relação pessoal ou comercial é perfeita. Surgirão problemas, mas não perca a cabeça. Coloque-se no lugar do seu parceiro — isso é empatia. Ajude-o no que for possível para vencer as dificuldades.

Mesmo quando não há problemas graves, pode ocorrer de o fornecedor não atender às expectativas iniciais, e isso é normal, já que tendemos a superestimar as novas relações que estabelecemos. Mas lembre-se de que, para se adequar a novos parceiros e assimilar uma nova cultura organizacional, pode levar certo tempo.

Monitore o desempenho

O monitoramento poderá ser a base de uma comunicação transparente e eficiente, já que apresenta dados e indicadores concretos. Assim, analise os resultados dessa relação constantemente.

Isso o ajudará a propor melhorias ou mesmo buscar novas parcerias com bons fornecedores.

Então, percebeu como a escolha de fornecedores é importante para o sucesso da sua empresa? Quer saber como podemos firmar uma parceria para o sucesso dos seus negócios? Então, entre em contato conosco!