arte gráfica com um computador e uma lupa

Criar um software sob medida ou utilizar os já disponíveis no mercado?

Squadra
em

Por mais que hoje em dia possamos contar com uma infinidade de aplicativos e recursos tecnológicos disponíveis no mercado, a tarefa de encontrar uma solução que atenda às  necessidades da empresa nem sempre é simples como pode parecer.

Entretanto, é possível criar software sob medida, integrado à internet, desenvolvido especificamente para solucionar problemas e automatizar as tarefas operacionais de sua empresa.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos as vantagens e desvantagens em criar um software sob medida ou utilizar aqueles que já existem no mercado. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

A cada dia, softwares mais eficientes são desenvolvidos para otimizar procedimentos, facilitar o trabalho e aumentar a produtividade, reduzindo o tempo de execução de tarefas cotidianas do negócio.

Esse fator criou uma tendência que tem contribuído diretamente com o surgimento de diversas startups especializadas em desenvolvimento de aplicativos e softwares, gerando uma grande competitividade no setor e, consequentemente, reduzindo os custos de desenvolvimento de aplicações para a web.

Portanto, podemos afirmar que hoje em dia até mesmo pequenas e microempresas têm total acesso à criação de softwares sob medida para atender às suas demandas, sem que seja necessário desembolsar quantias que comprometam suas finanças.

Não é diferente para as grandes empresas, já que podem contar com recursos altamente avançados e soluções tecnológicas para gerir projetos de grande porte seja qual for o seu segmento de atuação no mercado.

Qual opção é mais viável para as empresas?

Considerando os fatos citados acima, adquirir um software já disponível no mercado é viável se a operação ou projeto da empresa tiver necessidades básicas específicas que não precisem de personalização.

Além disso, um software existente no mercado oferece a vantagem de que já está pronto e pode ser adquirido rapidamente, caso a empresa esteja com o cronograma atrasado e tenha urgência em entregar uma demanda.

Entretanto, como também foi dito anteriormente, um programa que já está pronto não pode se adequar às necessidades do segmento de atuação de sua empresa, pois não permite customizações, o que pode levar à adaptações inadequadas que afetam a gestão.

Enquanto um software sob medida oferece total liberdade aos desenvolvedores para não somente personalizá-lo durante a etapa de criação, como também realizar ajustes futuros caso as estratégias do negócio mudem e criem novas exigências.

O tipo de customização que somente a opção de criar um software sob medida pode oferecer aos gestores empresariais.

Gostou do artigo de hoje? Então assine nossa newsletter e acompanhe todas as postagens do blog!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa