Na imagem tem dois homens, vestindo uniforme azul marinho, cordão do crachá em azul claro e boné também azul marinho. Os dois descarregam caixas de uma van branca.

Como escolher fornecedores de soluções tecnológicas para a empresa?

Squadra
em

Escolher fornecedores de TI se tornou uma responsabilidade muito grande para os gestores das empresas. Encontrar um fornecedor que entenda o seu negócio e consiga oferecer uma solução que o ajude a gerenciá-lo é um grande desafio.

Se está na fase escolher fornecedores de soluções tecnológicas, este post é indicado para você. Confira algumas dicas.

Mapeie seu negócio

Mapear o seu negócio é o primeiro passo. Liste as atividades de sua empresa e examine as suas necessidades. Há, no mercado, uma gama muito grande de soluções direcionadas para cada tipo de atividade. Reflita sobre quais passos você precisa dar e aonde quer chegar.

Examine as alternativas do mercado

Procure fornecedores que possuam expertise para atender à sua necessidade. Faça pesquisa na internet e nas redes sociais e dê preferência àqueles que possuem estrutura em sua cidade. Selecione aqueles com maior tempo de atuação e que sejam filiados a associações de classe.

Faça uma lista com aqueles que passaram pelo seu primeiro crivo.

Procure referências

Da lista de postulantes, faça contato com eles, explique sua necessidade e solicite referências. Procure se interagir com os clientes do possível fornecedor e peça informações sobre seu desempenho. Tente visitá-los.

Reduza a lista para um número menor de candidatos.

Solicite apresentação

Apresente sua necessidade e peça para que tragam uma solução de atendimento. Uma sugestão interessante é colocar todos os fornecedores em uma sala e fazer uma explanação única para todos. Abra para perguntas e responda todas as dicas. Não deixe dúvidas no ar!

A partir daí, marque uma apresentação de cada fornecedor e convoque todas as áreas que estarão envolvidas na solução a ser implantada. A participação dos usuários é essencial para que a decisão seja tomada com a participação e o conhecimento de todos.

Na apresentação, solicite que seus usuários questionem o fornecedor sobre a solução proposta. Boas perguntas são sempre muito bem-vindas!

Não se prenda apenas ao preço

Para a sua avaliação, não se prenda apenas ao preço. Avalie as outras variáveis como a garantia do serviço, as manutenções futuras, o treinamento para o pessoal e o atendimento a eventuais solicitações de melhoria.

Lembre-se que cada vez mais as soluções tecnológicas devem ser mais amigáveis e com a possibilidade de serem executadas em diversos dispositivos, desde microcomputadores a tablets e smartphones.

Outro aspecto importante é o cronograma de implantação da solução. Prazos muito curtos é prenúncio de problemas futuros. Esteja atento também a isso.

Conheça a equipe de implantação

Peça a relação de profissionais que participarão de seu projeto. Uma equipe experiente e bem dimensionada é fator preponderante para definir o fornecedor.

Faça a sua escolha

De posse de todas essas variáveis e envolvendo as outras áreas, faça a sua escolha. Envolva o departamento de compras para a discussão de valores e a forma de pagamento. Toda a parte contratual deve ser validada pelo seu setor jurídico. Tente amarrar todas as cláusulas minimizando a possibilidade de litígios no futuro.

Agora você já tem informações sobre a escolha de fornecedores de soluções tecnológicas. Gostou do nosso post? Deixe o seu comentário e nos ajude a aperfeiçoar o nosso blog.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa