Branding: por que você deve se restruturar para disputar mercado com novos negócios?

Publicado em 12 de julho de 2017 às 16:50

101228-branding-por-que-voce-deve-se-restruturar-para-disputar-mercado-com-novos-negocios

Com o passar do tempo, os desafios que uma empresa enfrenta tendem a mudar. Em vez de se preocupar com o investimento necessário ou com o medo de o negócio não funcionar, a atenção dos gestores é voltada para a atualização da organização, tentando não deixá-la obsoleta.

Essa incessante luta para continuar sendo uma empresa competitiva é ainda mais necessária nos dias de hoje, com o buzz gerado pelas startups, a transformação digital e pequenos empreendedores chamando mais e mais a atenção.

Um bom trabalho de branding pode ajudar nessa situação.

O que o branding tem a ver com reestruturar sua empresa?

As empresas que entram agora no mercado — ainda mais aquelas focadas na inovação, como as startups — criam sua imagem totalmente voltada para a demanda atual. Elas entendem a importância dos cenários físicos e virtuais e trabalham em ambos.

Essas empresas surgiram das necessidades do novo consumidor. Elas captaram que o cliente atual exige mais da marca do que apenas produtos. Assim, elas respondem à demanda que lhes é apresentada: relacionamentos mais próximos, menos burocracia, ausência de protocolos rígidos de atendimento e foco total na satisfação do cliente são alguns exemplos disso.

Uma organização fundada há 10 ou 15 anos talvez não tenha as mesmas práticas de branding que esses novatos vêm tendo, muito menos presença nos meios virtuais. Assim, empresas consagradas acabam por perder parte do seu público para empreendimentos recém-fundados, apenas pela força que tem uma marca e sua interação com o meio.

Como disputar em um mercado em que a demanda mudou?

A resposta para essa questão também é simples, mas não é fácil de executar: adaptação. É preciso adaptar a organização às novas formas de contato entre a marca e os clientes. Cria-se, assim, uma imagem mais positiva e adequada ao momento atual.

No caso, um trabalho estruturado de branding é fundamental para que sua empresa possa sair da situação que está, entrar em novos mercados, reconquistar sua antiga clientela e ainda ter sucesso.

Se depois de ler esse texto você está convencido de que é necessário reformular sua empresa para que ela continue competitiva no mercado, nós temos uma dica: entre em contato com a gente, você não vai se arrepender!