SCRUM

5 características do SCRUM que podem melhorar seus projetos

Squadra
em

A metodologia Ágil já existe há algum tempo, porém somente nos últimos anos ela chegou com força no mercado. Consequentemente, o Scrum ganhou bastante notoriedade.

Scrum é um framework de desenvolvimento de software que, apesar de ser criado para esse fim, pode ser inserido em muitos outros segmentos.

Implantar o Scrum em uma empresa que nunca o utilizou deve ser feito de forma gradativa, pois é uma nova conjuntura de trabalho e tem várias complexidades que devem ser aprendidas com o tempo.

O mais indicado é contar com uma empresa especializada na metodologia Ágil para ajudar a implantar esse processo, mas você pode se familirizar com as características do SCRUM e ver se esse método pode ajudar a mudar os rumos de projetos problemáticos.

Vamos ver 5 características do SCRUM:

1. Integra as pessoas respeitando cerimônias de planejamento

Uma das maiores qualidades do Scrum são suas cerimônias. Quando a equipe se reúne e apresenta entre todos como está indo sua produtividade, o senso de responsabilidade e direção sobre a entrega aumenta muito, mesmo que as pessoas não percebam inicialmente.

Todas as cerimônias são muito benéficas, garantindo que os envolvidos no projeto entendam tudo o que deve ser feito e como as atividades serão realizadas. Assim, um sempre fica sabendo quando o outro está com mais dificuldades e se propõe a ajudar.

2. Insere um novo ritmo de trabalho na equipe

Se um método é ágil, ele exige que a equipe comece a aumentar suas horas produtivas, o que mitiga a procrastinação e eleva o desempenho individual.

Seguindo essa maneira de trabalhar, as pessoas logo se habituam a enxergar as atividades existentes com obrigação de concluí-las, pois o produto de entrega só é válido se todas as tarefas forem finalizadas por completo.

3. Treina a equipe para um novo fluxo de trabalho

Quando as pessoas estão acostumadas com outras formas de desenvolvimento de projetos, como o waterfall, o trabalho segue, de certa forma, um cenário em que uma etapa só se inicia quando a outra termina por completo.

No Scrum é diferente, pois as equipes são multidisciplinares e as etapas de documentação, desenvolvimento e testes ocorrem simultaneamente, dando mais dinamismo no processo e deixando o time hábil a seguir esse novo fluxo.

4. Utiliza artefatos para melhorar a produtividade e a comunicação

Sprint backlog, user story e gráfico de burn down são os artefatos que dão uma cara para o que está sendo criado em tempo de sprint.

Começar a familiarizar o time com esses dados e com as boas práticas ao manipulá-los é uma ótima maneira de iniciar o uso do Scrum e mostrar como todos são diretamente responsáveis pelo que está sendo realizado.

5. Amplia a disseminação da informação de forma ágil

Quando o Scrum é aplicado de maneira correta, a forma como as pessoas se comunicam e se preocupam em saber o que está acontecendo aumenta com uma eficiência surpreendente.

É certo que aplicar o Scrum na sua empresa trará vantagens já a curto prazo. Com alguns sprints, a equipe se equaliza e começa a ter uma produtividade que antes nunca alcançaria.

Entre em contato conosco, ficaremos felizes em lhe ajudar e tirar todas as suas dúvidas.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa