Uma mulher branca de cabelo preso e óculos, blusa listrada, está conversando com um homem negro de cabelo preto e curto, vestindo uma camisa branca. Eles estão de costas, de frente para uma parede de vidro com post-is colados

Quais os valores do manifesto ágil?

Rafael Cichini
em

Ao contrário do que muitos pensam o nome ÁGIL não é para fazer mais rápido e entregar em menos tempo. O ÁGIL é para garantir resposta rápida as mudanças, visando entregar maior valor percebido e atingir as metas estabelecidas para cada projeto/produto. É para garantir menos erros e mais valor.

Abaixo tento passar uma visão de quais são os principais valores pregados pelo manifesto ágil e seguido por todos os métodos ágeis.

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.

Os métodos ágeis, são baseados diretamente na confiança em equipes, os indivíduos nas equipes, e a forma como eles interagem. Os times devem descobrir o que deve ser feito, descobrir a forma de fazer, e aí sim fazer efetivamente. A equipe deve encontrar sua própria forma de trabalhar, assumindo toda a responsabilidade que lhe cabe para resolver o que deve ser resolvido. As equipes trabalham com outras partes das empresas para resolver as preocupações que não são de responsabilidade exclusiva dela e que dependem de áreas externas. Os métodos ágeis servem para neutralizar e diminuir o risco ao delegar autonomia e responsabilidade para as equipes.

Software funcionando mais que documentação abrangente.

O objetivo é passar a mensagem de que o foco principal deve ser o comprometimento com a meda do produto e responder as mudanças. É certo de que etapas como análise, design, testes não deixam de existir e muitas destas etapas precisam ser documentadas, porém o foco principal é a meta final do produto a visão do produto, portanto toda e qualquer documentação deve ser feita se contribuir para garantir o sucesso no cumprimento da meta do produto. Além disso para que isso funcione é necessário trabalhar com prioridades e em pequenas etapas que garantem entregas constantes e podem antecipar os resultados ou até mesmo enxergar que o produto deve ser abortado.

Colaboração do cliente mais que negociação de contratos.

No "gerente do produto", "dono do produto", no caso do Scrum chamamos de Product Owner, é quem deve estar em constante contato com a equipe que está trabalhando diretamente no produto. Ele é um membro do time, trabalha de forma colaborativa e determina o que precisa ser feito por conhecer melhor as metas e as necessidades de negócio que se espera com o produto. Esta pessoa é quem determina as prioridades, elege o que e quando deve ser feito. O "dono do produto" precisa construir uma relação de confiança e parceria com o time.

Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Os métodos ágeis servem para auxiliar e garantir que todos no time tem a informação e insumos necessários para tomar boas decisões sobre o projeto/produto. O progresso não é visto por um cronograma sem que possa tangibilizar de fato o progresso e que não se possa ter contato direto com o que já foi feito. A visão do ágil é que cada pequena entrega possa representar algo tangível, "usável", "testável". A idéia é disponibilizar de fato o que foi feito para que todos os envolvidos no projeto / produto possam "encostar" e ter contato direto com o que já foi realizado. Além disso não só o sucesso é e deve ser compartilhado com os stakeholders, os métodos ágeis pregam que devemos ser transparentes, compartilhar as dificuldades e fracassos durante o desenvolvimento do produto. Os riscos, incertezas devem ficar claros para todos os envolvidos. Os métodos ágeis buscam tornar todo o processo de desenvolvimento do produto um ciclo de inspeção e adaptação constante para que erros sejam corrigidos e acertos sejam mantidos durante o desenvolvimento e não apenas para o desenvolvimento do próximo produto.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa