Marketing

O papel do Marketing na Transformação Digital

Squadra
em

As iniciativas de transformação digital esbarram muitas vezes em um problema comum: a falta de alinhamento com o setor de marketing. O que muitas empresas não percebem é que elas precisam promover uma transformação do setor de marketing antes de passar pela transformação digital.

Empresas que tentam utilizar as mesmas ferramentas e estratégias que usavam no passado ou que possuem líderes pouco familiarizados com tecnologia colocam em risco o sucesso da estratégia de transformação digital.

Além de investir em novas ferramentas, é fundamental que o departamento de Marketing coloque o cliente como centro de sua estratégia e desenvolva conteúdo para atender às necessidade das principais personas do negócio.

O investimento em tecnologia de marketing, martech, continua sendo uma porção significativa do orçamento do “Chief Marketing Officer” em todo o mundo, mas caiu de 27% em 2016 para 22% em 2017, de acordo com o Gartner. Isso é, em parte, causado pela inabilidade do CMO de provar ROI em investimentos tecnológicos no setor.

Outros motivos são:

Falta de uma visão estratégica a longo prazo

A pressão por continuar inovando pode fazer com que o líderes do setor de marketing experimentem diversas tecnologias sem que os objetivos estejam claros. Muitas vezes esses experimentos não são controlados e nem pensados a longo prazo.

Muitos dados, pouca ação

O foco em dados e insights vindo de ferramentas analíticas muitas vezes não se traduzem em tomada de decisão e ação, fazendo com que o setor acumule um monte de relatõrios, mas com poucos resultados.

É preciso chegar mais próximo dos clientes, do contrário a transformação digital não estará acontecendo de verdade. O setor de Marketing não deve somente estar alinhado com as iniciativas tecnológicas da empresa, mas principalmente conduzir boa parte desse processo.

A Just pode ajudar a alinhar a visão de setores como Marketing, TI, Inovações e Negócios e fazer com que a sua empresa alcance a transformação digital de forma muito mais segura, entre em contato conosco.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa