Arte gráfica

Como trazer o cliente final para participar do planejamento do seu produto digital?

Squadra
em

Planejar um produto digital nem sempre é uma tarefa simples. Requer muita pesquisa, dedicação e também muita mão na massa. Porém, é preciso entender diversos olhares nesse processo e um deles é o olhar do cliente, que será quem comprará o produto. Então, por que não buscar compreender essa visão desde o início em vez de lançar o produto correndo um risco maior de receber feedbacks que não sejam tão positivos?

Pois bem, trazer o cliente final para o processo de planejamento é começar com o pé direito, pois ajudará o negócio a entender o que ele deseja, para que possa entregar um valor fora do comum e superar a concorrência sempre.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post!

Quando trazer o cliente final para o planejamento do produto digital?

Você já deve ter entendido que trazer o cliente final para o planejamento do produto digital é uma boa jogada, não é mesmo? Mas, a pergunta que fica é: quando trazer?

O momento ideal para trazer o cliente para esse processo é quando a fase de pesquisa sobre o mercado termina e começa-se a formulação da solução que se transformará no produto de fato.

Agindo dessa maneira será possível trocar informações valiosas com o cliente final, que será o grande guia na busca pelo melhor caminho para errar menos durante a confecção do produto em si.

Então, não tenha medo, envolva os seus potenciais clientes desde o início desse planejamento e consulte-os sempre quando achar que for preciso.

Como trazer o cliente para o planejamento do produto digital?

Há diversas formas de trazer o cliente para o planejamento de um produto digital. No fim, a melhor será a que se encaixa na realidade do próprio cliente e também do negócio. Segue uma pequena lista para você escolher:

1. Grupo focal

Para quem não sabe, o grupo focal nada mais é do que promover encontros com pessoas para debater alguma coisa.

Sendo assim, é possível utilizar essa prática no planejamento do produto digital, formando um grupo focal de futuros clientes.

Utilize esses encontros para que os clientes possam falar mais sobre a realidade deles e debater entre si qual é a melhor solução para resolver os seus problemas. Não se esqueça de deixar claro que esse debate é livre e sem julgamentos.

2. Entrevistas

Entrevistar o cliente final também é uma ótima opção. Afinal, é uma excelente oportunidade de estar cara a cara com ele para entender melhor suas necessidades e também a sua opinião sobre o produto, caso ele esteja utilizando alguma versão inicial.

É importante não transparecer que esse momento é um interrogatório, mas sim uma oportunidade de ele contar mais sobre os seus problemas e falar sinceramente suas opiniões.

3. Pesquisas

As pesquisas são ótimas em qualquer etapa do processo de elaboração de um produto digital. A grande vantagem dessa ferramenta é que ela permite analisar questões de forma mais objetiva, por meio de perguntas mais “fechadas”, ou seja, que podem ser quantificadas.

Além disso, é possível analisar a visão de potenciais clientes de forma mais quantitativa. Basta enviar um questionário para a base de contatos do negócio que demonstraram um certo interesse no produto que será lançado e depois analisar as respostas.

4. Design Thinking

Por fim, e não menos importante, apresentamos uma das técnicas mais inovadoras para entender as necessidades do cliente: o design thinking.

Sendo assim, utilize a metodologia para reunir os clientes e estimular que eles ajudem a elaborar de forma criativa as melhores soluções para seus problemas. Por meio desses encontros, e com as atividades corretas, será possível que eles pensem juntos nesse desafio.

Pois, pensando juntos, a chance de “bloquear” a criatividade individual é muito menor do que atuando nesse processo sozinho.

Agora que você já sabe como trazer o cliente final para participar do planejamento do seu produto digital, assine nossa newsletter e fique por dentro desses e outros assuntos relacionados à Transformação Digital!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa