A discussão sobre Low Code não é necessariamente nova, mas nos últimos anos, ela vem ganhando mais espaço e isso vem puxado pela necessidade de acelerar a transformação digital e também de dar resposta rápida ao construir a experiência digital do cliente.

Quando falamos de Plataformas Digitais como a Acquia com Drupal, não é diferente. Há muitos anos temos entregado soluções que dão maior flexibilidade e empoderam os times de negócio quando falamos de sites e portais. Obviamente isso vem evoluindo cada vez mais, o que entregamos hoje é sem dúvida muito mais maduro do que entregávamos 10 anos atrás. 

A Acquia em 2019 incorporou no seu portfólio de soluções o Cohesion, hoje chamado de Site Studio, visando entregar não só o último passo da gestão de conteúdo e informação, mas também entregando uma forma de entrega muito fácil a construção dos componentes. Hoje no Brasil a JUST é responsável pelo primeiro case usando o Site Studio e nossa experiência tem sido incrível.

Como pensamos na experiência quando falamos de Low Code com o Acquia Site Studio

Para extrair o máximo da solução é preciso já pensar diferente desde o início. Iniciamos com nosso time de design pensando na componentização, montando um Design System que poderá ser utilizado em vários sites, mesmo que de marcas ou unidades de negócio diferentes.

Depois do Design System montado em paralelo nosso time inicia a componentização dentro do Site Studio, de forma simples e pensada para ser flexível com o objetivo de comportar as possíveis variações de um mesmo componente para se adaptar em diferentes usos ou mesmo diferentes marcas com identidades visuais diferentes.

Para nós hoje é impossível pensar em escala no digital sem pensar na componentização.

O que entregamos hoje tem como principal meta o time to market. Precisamos entregar facilidade para que os times de marketing possam customizar, melhorar constantemente a experiência do cliente na ponta. Para isso entregamos soluções também que permitem extrair dados de comportamento para tomada de decisão do que realmente entregar para o cliente de forma mais personalizada.

CONHEÇA O SITE STUDIO

Usar low code é ser parceiro dos times de marketing (Martech)

Hoje estamos muito presentes em nossos clientes trabalhando muito próximo dos times de marketing e negócio. Somos realmente um parceiro de tecnologia para web e mobile para garantir velocidade, flexibilidade ao mesmo tempo que cuidamos de todos os aspectos técnicos com muita responsabilidade. Estamos no meio do caminho entre uma consultoria de TI e uma agência digital, talvez por isso nos encaixamos muito bem tanto em projetos mais técnicos como em projetos mais próximos do marketing, talvez por termos nascido em 2008 com foco 100% em web / digital.

Acreditamos que somos a cola entre estes dois mundos, pois conseguimos transitar muito bem tanto no modelo de entrega como nas tecnologias que usamos.

Apostamos muito no uso de low code para atender os times de negócio, pois conseguimos com treinamentos, entregar muito mais poder e flexibilidade sem abrir mão das preocupações técnicas. E este é o nosso papel, prover soluções viáveis que minimizem a necessidade de codificar sempre. É um caminho que temos que buscar. 

A cada dia buscamos soluções que possam realmente acelerar o resultado dos nossos clientes, sem que tenhamos que construir tudo do zero. Temos um papel importante e sabemos que levar resultado hoje no digital está muito relacionado com a velocidade que se tem em entregar a experiência na ponta para o cliente. 

Buscamos ajudar nossos clientes a olhar de forma mais integrada para a tecnologia usando design e dados. E fazemos isso tangibilizando em uma plataforma, entregando o comando de pilotar para os nossos clientes e sempre que necessário com o nosso apoio.