Transformação digital: um investimento que vai além da tecnologia

Publicado em 02 de fevereiro de 2018 às 16:00

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Você chegou a dar uma olhada nas previsões sobre o cenário de transformação digital no mundo que o IDC divulgou em novembro do ano passasdo? Entre outras coisas, ele acreditam que, até 2020, 60% das empresas estarão em processo de implementar uma extensa estratégia de transformação digital e que em 2019 serão investidos 1.7 trilhão de dólares em transformação digital, um aumento de 42% em relação a 2017.

A maior parte desse investimento, no entanto, será focado no upgrade de tecnologia e processos, pois muitas empresas ainda não percebem a importância de investir em funcionários, parceiros e clientes. Resolvemos então escrever sobre alguns pontos que devem ser pensados nesse processo, pontos que têm a ver com as pessoas: um fator crucial para o sucesso da transformação digital.

O que não pode faltar no processo de transformação digital?

É preciso dar autonomia

O crescimento da automação em diversos setorres fará com que o trabalho seja menos repetitivo, isso vai requerer pessoas cada vez mais ágeis e dinâmicas, que terão dificuldade de trabalhar em empresas com processos mais engessados e com mais dificuldade de se adaptar aos novos tempos.

A verdade é que muito mais difícil reter talentos que nao tenham espaço para tomar decisões, ou ate mudar o jeito como as coisas sempre foram feitas para transformar seu ambiente de trabalho em um local muito menos restrito. Pense nisso!


Talentos que queiram trabalhar na sua empresa

É comum os recrutadores reclamarem que não conseguem encontrar as pessoas certas para os times que vão liderar processos de transformação digital. E é exatamente por isso que as empresas precisam investir em um ambiente de trabalho agradável, com funcionarios engajados e satisfeitos, que queiram participar e promover a cultura da empresa.

Não é só a jornada do consumidor que precisa ser pensada, mas também a jornada do colaborador, desde o momento em que esse entra na empresa. E essa pessoa precisa ser alguém que vai ajudar não apenas no ponto em que essa se encontra no momento, mas principalmente ao alcançar os objetivos futuros.

Todos precisam interagir

Cada vez menos, lidar com o cliente sera uma tarefa exclusiva dos times de venda e suporte. É muito importante que todos na empresa tenham uma compreensão clara de que seu trabalho é essencial tanto para a missão da empresa quanto para os clientes, portanto a comunicacao vertical e horizontal na empresa precisa receber uma grande atenção, nao ser feita apenas através de email, mas em outros meios que promovam diálogo e interação.

Ferramentas que preservem o conhecimento

É preciso que o trabalho e o conhecimento adquirido ao longo do tempo nao sejam descartados cada vez que um colaborador deixa a empresa. O trabalho de cada funcionário precisa ser algo que possa ser visualizado e buscado em redes que conectam as pessoas por departamentos, funcões,

Assim, fica muito mais fácil compartilhar o conhecimento e essa mesma abordagem colaborativa pode ser uma excelente estrategia para educar e engajar também parceiros e clientes.


A Just pode ajudar sua empresa no processo de transformação digital, entre em contato conosco.