Transformação Digital no Brasil agora é lei!

Publicado em 26 de abril de 2018 às 11:00

Quando começamos a falar sobre transformação digital aqui no blog, há quase três anos, muita gente ainda não sabia se encarava o termo como o "buzz" do momento ou se era algo que tinha chegado para ficar. 

Hoje, a transformação digital é tão relevante e necessária que se tornou, em março de 2018, política pública por meio do Decreto nº 9319/18. O Governo lançou a Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital), um documento contendo diretrizes e ações para promover o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) em diversos setores econômicos.

O objetivo, de acordo com o documento, é aproveitar todo o potencial das tecnologias digitais para alcançar o aumento da produtividade, da competitividade e dos níveis de renda e emprego por todo o País.

transformação digital no brasilEssa percepção ajudará a diminuir a lacuna aberta pelos países mais desenvolvidos que se anteciparam nos processos de transformação digital. 

Como a transformação digital é vista nos países desenvolvidos?

Entre as prioridades das iniciativas de digitalização pelo mundo, estão a busca de competitividade em negócios digitais, digitalização de serviços públicos, criação de empregos qualificados na nova economia e políticas para uma educação melhor e mais avançada.

Alguns países procuram ser líderes em setores específicos e promissores, como a robótica, a inteligência artificial, a manufatura de alta precisão ou as inovações financeiras digitais, enquanto outros gerenciam seus marcos regulatórios de forma a aproveitar o potencial das tecnologias digitais. 


Transformação Digital e o crescimento do PIB

O Brasil ocupa a 80ª posição no Índice de Competitividade Global, que compara a economia de 137 países e define competitividade como um conjunto de instituições, políticas públicas e outros fatores que determinam o nível de produtividade, procurando refletir o nível de prosperidade que cada país pode atingir.

Segundo estudo da Accenture, em 2016, a chamada economia digital representava 22,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O Governo Brasileiro acredita que otimizar a estratégia digital pode significar um acréscimo de 5,7% ao PIB até 2021.

Por onde começar a transformação digital?

A transformação digital é uma evolução natural dos processos pelos quais as empresas passam para migrar para o mundo digital e principalmente uma mudança na cultura, no como idéias, produtos e serviços são pensados e construídos. É uma revolução não só tecnológica, mas dos produtos e serviços oferecidos, dos canais de distribuição, do marketing, das vendas, da empresa como um todo. 

Não se trata mais de um processo isolado ou de contratação apenas de serviços de tecnologia. Trata-se de uma nova mindset, que ultrapassa a esfera do setor de TI e impacta a criação de produtos, a gestão de pessoas e projetos e até mesmo a organização empresarial.

Então não há dúvidas de que a transformação digital é uma realidade! Por isso, a Just e as empresas Verity Group querem te ajudar a levar o pensamento digital para dentro da sua empresa. Para começar, dá uma olhada neste e-book que preparamos.