Sustentabilidade e Transformação Digital

Publicado em 13 de junho de 2018 às 10:04

Em 2015, a Organização das Nações Unidas publicou 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e durante a 21ª Conferência das Partes (COP21), em Paris, foi adotado um acordo com o objetivo de fortalecer a resposta global à ameaça das mudanças climáticas, limitando o aquecimento global a 2° Celsius. Esses eventos ajudaram a fortalecer o tema sustentabilidade, que é considerado hoje essencial para que as empresas, independentemente de seu tamanho, sobrevivam nas próximas décadas.

O conceito de desenvolvimento sustentável foi definido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) como “o alcance do equilíbrio entre as três dimensões que balizam a sustentabilidade: economia (diferencial competitivo), meio ambiente (eco eficiência das operações) e a sociedade (responsabilidade social)”.

Nos últimos anos, a tecnologia nos permitiu repensar nossa relação com o ambiente e com a forma como vivemos e trabalhamos. Se no século passado o modelo de produção consistia em extrair, consumir e descartar, hoje é preciso prolongar o ciclo de vida dos produtos por meio da economia circular, que propõe que resíduos de uma indústria sirva de matéria prima reciclada, dissociando o crescimento econômico do consumo crescente de novos recursos naturais. 

Com a pressão sobre os recursos naturais e a necessidade de cortar emissões, a transformação digital pode ajudar a economia a crescer de maneira mais sustentável. Segundo um estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a transformação digital pode ter um grande papel em descarbonizar a economia global, evitando a emissão de 26 bilhões de toneladas métricas de CO2 em três principais indústrias: elétrica, logística e automotiva.

transformacao-digital e sustentabilidade

Transformação Digital pode melhorar o meio ambiente, veja 3 formas:
1. Lançando produtos que possam ser reciclados ou remontados, oferecendo serviços que otimizam a utilização de recursos existentes .
2. A tecnologia digital pode ser usada para reduzir o impacto ambiental de supply chains, ao comparar fornecedores e optar por aquele que demonstrem mais responsabilidade social. 
3. Criando padrões e guias para o setor de TI que abordem o descarte de lixo eletrônico, energia limpa e o consumo de energia dos Data Centers. 

No dia a dia são pequenas ações que fazem a diferença, comece de alguma forma:​

1. Abrace a causa e faça da sustentabilidade um dos valores de sua empresa! Crie metas de redução de uso de material descartável e celebre cada conquista com o time!

2. Seja flexível, incentive o home office, uso de bicicletas, caronas entre funcionários e transporte público. 

3. Em vez de jogar no lixo aparelhos que não funcionam mais, veja se é possível consertá-los ou fazer upgrades para aumentar sua vida útil!

4. Reduza o número de impressoras disponíveis na empresa, utilize a tecnologia de assinaturas eletrônicas e armazene os documentos on-line. Tudo isso já é uma grande contribuição para a economia de matéria-prima e tornará sua empresa muito mais sustentável.

 

 

Leia mais: Como medir a maturidade do ambiente digital de trabalho?