Tipografia – por que ela desempenha um papel importante no design?

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 16:29

Já falamos aqui sobre o que é Tipografia e seus principais conceitos, hoje vamos explicar por que a tipografia é crucial para melhorar a experiência do usuário. Diante dos vários aspectos do design mobile que precisam ser considerados pelos designers ao desenvolver um novo aplicativo móvel. Recentemente, a tipografia tornou-se uma ferramenta bastante significativa no design de App. É considerado um dos principais instrumentos que moldam a comunicação visual de uma aplicação.

 

Com certeza, a comunicação desempenha um papel crucial no design de aplicativos móveis e esses precisam comunicar bem o seu propósito. A principal razão por trás do foco no aspecto da tipografia é que, logo de cara, os desenvolvedores e designers se esforçam para criar um relacionamento transparente entre o aplicativo móvel e o usuário. Isso porque fornecer ao usuário um App altamente interativo ajuda a atingir suas metas específicas.

 

No entanto, encontrar ou escolher o tipo certo de tipografia para um aplicativo ou site específico também é necessário. É desnecessário dizer que todo e qualquer designer trabalha de forma diferente e tem opiniões diferentes sobre a escolha de tipos de letra, pois não há um conjunto particular de regras que funcione em todos os casos. Portanto, torna-se crítico que empresas de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, designers e proprietários de negócios utilizem em seus aplicativos móveis uma tipografia altamente intuitiva.

 

Aqui estão algumas razões pelas quais a tipografia é crucial para aprimorar a experiência do usuário.

 

Boa tipografia visual – Um dos principais objetivos de qualquer projeto é, subliminarmente manter o interesse dos usuários e manter sua atenção no assunto do aplicativo. É aí que a tipografia desempenha um papel vital, auxiliando no visual que orienta os usuários para uma navegação intuitiva e responsiva.

 

01

 

Tipografia fala para os usuários finais - Com o bom uso da tipografia, é fácil aprimorar os gráficos de um aplicativo móvel, mas há muito mais do que isso. A tipografia afeta a psicologia humana de maneira significativa; por exemplo, a tipografia pode afetar positivamente o comportamento do consumidor e aumentar os níveis de responsividade.

 

A linguagem visual e a tipografia, juntas, desempenham um tremendo papel na influência das emoções das pessoas. Existe uma vasta gama de tipografia que alcançam alterações sutis no volume e textura da voz. Designers gráficos usam tipografia para transmitir humor, idade, personalidade e gênero. O papel da tipografia é significativo o suficiente para mudar a percepção do usuário com sutis diversidades entre tipos de letra.

 

02

 

Boa tipografia transmite uma mensagem com transparência - É importante que os designers de dispositivos móveis garantam que a tipografia complemente o design do App e se adapte a ele para que a fidelidade dos clientes possa ser alcançada com a apresentação do seu aplicativo com credibilidade.

 

A aparência da mensagem que você deseja transmitir pode afetar a maneira como o leitor reage a ela e, se ela é visualmente atraente, a reação é geralmente positiva. No entanto, se a mensagem não for fácil de ler e entender, ela perderá seu valor. Portanto, é importante escolher um conjunto de famílias de tipos bem pareados e, para evitar problemas de rastreamento e de liderança, certifique-se de que não haja erros no tipo, como reticências incorretas e práticas incorretas, como texto sublinhado que não esteja com hiperlink.

 

03

 

Boas escolhas tipográficas complementarão o design do seu aplicativo - A principal função da tipografia não é apenas fornecer as informações ao usuário, mas também complementar o design geral de um aplicativo para dispositivos móveis ou de um website. Isso não apenas melhorará a experiência do usuário, mas também manterá o interesse dos usuários finais no aplicativo ou no website que você está desenvolvendo.

 

Escolher as fontes corretas é muito importante, pois as escolhas de fontes podem decidir o tom de todo o design e afetar o interesse dos espectadores e suas reações. Os quatro aspectos diferentes nos quais você deve prestar atenção ao escolher a fonte certa para o seu projeto são sua legibilidade, tamanho, versatilidade e cor. É sempre aconselhável encontrar fontes que compartilhem um traço comum e complementam uma à outra.

 

04

 

Ultimamente, vejo mais e mais designers começando a prestar mais atenção ao alto valor do texto e da tipografia. Isso se deve às telas de retina e navegadores modernos que podem finalmente renderizar a tipografia adequadamente. Essa nova prática melhora a perspectiva de um aplicativo para dispositivos móveis e aprimora a experiência do usuário. Portanto, um aplicativo mobile com tipografia incorreta leva a UX insatisfeito.