Quais tendências da transformação digital podem garantir a sobrevivência da sua empresa?

Publicado em 29 de maio de 2017 às 16:21

Tranformação Digital para empresas


No mundo corporativo, a transformação digital garante a inovação empresarial, que ajuda a manter as companhias competitivas diante de um mercado cada vez mais veloz.

Os produtos criados nesse processo serão mais eficientes, práticos e personalizados. Muitos setores do mercado estão acelerando sua modernização e levando a tecnologia para o centro da tomada de decisões. Assim, as estratégias de negócios terão relação direta com a forma como a empresa trata seus produtos.

Transformação digital e inovação empresarial

Prever o futuro no segmento de Tecnologia da Informação (TI) é, em geral, arriscado. O lançamento de novos produtos e soluções digitais ocorre quase diariamente e muda nossas vidas e as estratégias corporativas. Mesmo assim, resolvemos separar algumas das tendências que devem nortear as organizações nos próximos anos.

1. E-commerce

As lojas online já são parte do cotidiano das pessoas. Graças a sua conveniência, têm se fortalecido cada vez mais — e seu movimento tem crescido acima do das lojas físicas. As tendências demonstram que vão continuar nesse ritmo.

2. Internet das coisas

Rastreamento de produtos, segurança corporativa e identificação de padrões de consumo são algumas das possibilidades da internet das coisas no mundo corporativo. Com o apoio do Big Data, essas informações ajudarão as empresas a voltarem seu enfoque à personalização — que fará o cliente mais feliz.

3. Conteúdo digital

Celulares, tablets, mecanismos de busca e redes sociais já são, há algum tempo, fontes de dados para as corporações. A produção de conteúdo cresce aceleradamente e a adição de novas possibilidades não deve parar tão cedo.

4. Marketing digital

As empresas devem continuar criando novas técnicas para promover seus produtos na internet, utilizando cada vez mais personalização de conteúdo e marketing social para se aproximar de seus clientes.

4. Machine learning

O aprendizado de máquina processa grandes quantidades de conteúdo em busca de padrões para que as empresas possam fornecer opções personalizadas para cada usuário. Assim, serviços de software, por exemplo, serão entregues ao usuário com base nas preferências compartilhadas na internet e em redes sociais.

5. Cloud computing

A computação na nuvem centraliza o armazenamento de dados (documentos, vídeos, áudios etc.) e permitem o compartilhamento com colaboradores autorizados. Esse tipo de serviço continuará em alta nos próximos anos.

6. Content Management Systems (CMS)

Aquelas plataformas de publicação de conteúdo que isentam o usuário de conhecimentos técnicos farão cada vez mais sucesso, pois permitem administração simples e rápida (algo bastante valioso quando a agilidade é uma necessidade).

Gostou deste artigo? Depois de ver o quão importante será a gestão da informação como suporte à inovação empresarial, venha aprender também a administrá-la de forma organizada! Boa leitura!