Por que todo mundo precisa de Transformação Digital?

Publicado em 02 de novembro de 2016 às 14:32

A resposta mais curta para essa pergunta é: porque as empresas que não apostarem em Transformação Digital ficarão para trás. Parece coisa do pessoal de marketing não é mesmo? Sim, parece mas não é.

Existe mesmo uma demanda por transformação que funciona quase como uma seleção natural no mundo dos negócios. Quer um exemplo? Que tal Blockbuster?

E a Kodak então? A empresa, que foi por muito tempo líder em produtos relacionados a fotografia nos Estados Unidos,  começou a perder espaço nos anos 2000 quando atribuiu erroneamente a queda na venda de seus filmes para câmeras aos atentados de 11 de setembro. A Kodak chegou até lançar seu modelo de câmera digital, mas foi engolida pela concorrência de outros fabricantes de câmeras digitais e de celulares e passou de líder ao sétimo lugar no mercado de câmeras, sendo obrigada a decretar falência em 2012. Hoje a Kodak tenta se reinserir no mercado e lançou recentemente um celular que tem design de câmera antiga!

Essa percepção de que é preciso inovar começa pela cabeça das pessoas que trabalham na empresa e está nas figuras do CEO e do CIO o papel de tomar a iniciativa nessa direção. Sim, porque qualquer transformação que envolve pessoas, processos, negócios e tecnologia exige liderança e essa liderança começa de dentro pra fora.

Baixe o Guia Rápido: O que é Transformação Digital?

Nesse processo, também é necessário contar com ajuda especializada, aliás, é isso o que fazemos aqui na Just quando fechamos cada um de nossos projetos.

Nós aqui também passamos por uma transformação, e neste processo entendemos que não é possível pensar apenas na tecnologia sem pensar exatamente como as pessoas irão usar e interagir com ela. Então passamos a não mais entregar apenas o software, hoje nós também guiamos nossos clientes em todo o processo de pesquisa e descoberta do produto, momento em que aprofundamos os estudos sobre quais são as reais necessidades e dores de quem usa, como usa e quando usa, assim conseguimos garantir que o produto será bem usado e atingirá os objetivos, consequentemente reduzimos o custos de desenvolvimento, focando os esforços apenas no que é realmente necessário.

E a gente, que tem batido tanto nessa tecla de transformação digital, ainda percebe uma certa resistência por parte de muitos líderes. Ao mesmo tempo que entendem que é necessário, na prática o processo é mais lento do que se gostaria, é uma barreira cultural, ou pelo simples fato de confundir que a transformação digital é somente ligada tecnologia, quando na verdade ela é muito mais voltada para a forma como as pessoas interagem com a tecnologia.

Então vamos falar dos possíveis motivos para não adotar a transformação digital.

Minha empresa é pequena, não precisa de digital.

Que tal se você se perguntar: será que minha empresa é pequena porque não está preparada para o digital? É muito possível que esse seja um dos motivos do crescimento ter estagnado. Hoje, com a Internet fazendo parte do cotidiano das pessoas, as pessoas passaram a usar mais a internet para comprar, reclamar, perguntar, consultar... A internet é hoje o principal canal de comunicação e é necessário que ele esteja aberto de diversas formas para simplificar e desburocratizar a vida dos seus clientes quando interagem com a sua empresa.

Não somos uma empresa de tecnologia.

Esqueça essa ideia. Hoje qualquer empresa, independentemente do segmento, pode dizer que é uma empresa de tecnologia. Afinal, se você tem presença nas redes sociais, software para gerenciar processos e pessoas, negócios sendo feitos online, você pode sim dizer que é empresa de tecnologia. E se você ainda não tem nada disso, bom aí seu risco de não existir em breve é grande. O que pode estar faltando para ficar ainda mais digital é conhecer melhor seu público, falar a língua dele e entregar produtos que ofereçam uma experiência personalizada, que faça com que resolvam seus problemas rapidamente de maneira simples e rápida através de canais digitais.

Minha empresa é muito grande, é muito complicado adotar novos processos e métodos.

Sim, agora você tem razão. Quanto maior, mais difícil de mudar. Isso também é válido para a tecnologia e para os softwares. Justamente por isso acreditamos que é necessário fazer diferente, pensar diferente e trazer as pessoas e usuários para o centro do negócio, pois elas nos ajudam a criar produtos mais enxutos, certeiros e que resolvam problemas reais.

Hoje já temos grandes empresas que trabalham conosco neste modelo, que pensam em pequenas entregas, que realmente lançam o produto e validam suas hipóteses. O que podemos ver neste processo é que enquanto lançam várias iniciativas novas e ajustam seus produtos, algumas empresas ainda estão planejando como iniciar o seu grande projeto. É necessário mergulhar neste mundo novo, arriscar e sentir como os resultados irão fazer esquecer o processo antigo. É necessário sair da zona de conforto, ela já não existe mais!

Está vendo? Ainda acha que transformação não é para você?

A nossa experiência diz que transformação digital é para todo mundo e é um caminho sem volta e deixará muitos para trás!

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe nosso guia rápido sobre transformação digital ou entre em contato com a gente!

Até o próximo post!