Por que construir uma comunidade em torno do seu produto ou serviço?

Publicado em 15 de maio de 2015 às 20:12

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Esta semana, inspirados também pela Drupalcon Los Angeles, falamos bastante aqui no blog sobre a importância de ter uma comunidade em torno de nossos produtos e serviços. Essa tendência, ainda não percebida pela maioria, garantirá a sobrevivência de empresas nos próximos anos.

Mas o que uma comunidade pode fazer pelo seu negócio? Bem, cada negócio é diferente e possui pessoas diferentes como seus advogados, mas existem três pontos essenciais que toda comunidade é capaz de fazer:

Construir Produtos/Serviços melhores
Quando você empodera seus clientes e abre espaço online ou presencial para que eles possam conversar, você começa essa jornada em direção a um produto ou serviço melhor com ajuda de sua comunidade.

Veja como a Just Digital ajudou a FVC a construir uma comunidade em torno de seu site Gente que Educa.

Motor de vendas
Muitas pessoas compram por indicação de conhecidos. Além disso, uma comunidade pode afastar a concorrência, tornando desnecessária uma luta constante pela lealdade. 

Motor de Marketing
Quando você cria espaço para os clientes conversarem entre si, você também cria espaço para que eles espalhem sua mensagem. 
Não importa o tipo de negócio que você tenha, o que importa é enviar a mensagem certa, no tempo certa para a pessoa certa. E como você conseguirar isso sem a ajuda de uma comunidade?
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