codigos

Plataformas que exigem pouca codificação são a solução para o desenvolvimento de sotware orientado ao cliente

Squadra
em

Um estudo, realizado pela Forrester Research, destacou que novas plataformas, que exigem pouca codificação, estão emergindo como solução para o desenvolvimento de software orientado ao cliente. O estudo, realizado a partir de 22 entrevistas conduzidas durante quatro meses em 2014, revelou ainda que essas aplicações orientadas ao cliente são prioridade tecnológica em várias empresas.

De acordo com as entrevistas, os clientes interagem cada vez mais, através de software, com produtos e serviços, bem como com o time de marketing e vendas. O curto cronograma e rápido ciclo de mudanças requeridos para desenvolver aplicações voltadas ao cliente frequentemente são incompatíveis com o ciclo de desenvolvimento e com as plataformas de programação tradicionais.

Por isso, as empresas buscam por alternativas que exigem pouca codificação, geralmente desenvolvidas por empresas menores. A adoção dessas plataformas também exige uma mudança nas práticas, métodos e métricas para produzir essas aplicações de uma maneira melhor e mais rápida. O desenvolvimento desse tipo de aplicação não muda somente o modelo de plataforma usada para codificação, mas também toda a estrutura do software, as metodologias do projeto e a organização dos times.

Plataformas de desenvolvimento de aplicações que dependem de técnicas mais rápidas de desenvolvimento, desenvolvimento visual, configuração e deployment automático podem agilizar a entrega. Sendo assim, o crescimento de aplicativos orientados ao cliente estaria, de certa forma, afastando o time de desenvolvimento da atividade de programação.

As empresas estão investindo nesses projetos principalmente para enriquecer a interação com os clientes, mas também porque essas aplicações conduzem inovações em serviço ao consumidor, conexão com a marca, produtos e modelos de negócios.

Acquia, parceira da Just Digital em serviços e soluções em torno do Drupal CMS (Content Management System), é uma das empresas que teve seus clientes entrevistados nessa pesquisa e possui soluções que promovem personalização de conteúdo, análise de métricas e engajamento de clientes com pouca necessidade de codificação. Baixe a datasheet e saiba mais sobre o Acquia Lift.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa