Porque devemos pensar como um designer?

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 11:44

Design_Thinking

Quando falamos em design, automaticamente pensamos na questão da imagem, do visual. No desenvolvimento de anúncios de publicidade ou em logotipos de empresas. Na verdade, essas ações são apenas formas tímidas de "usar" Design.  

Muito além da função estética, o grande potencial do Design se encontra na possibilidade de projetar soluções para necessidades e problemas das pessoas. Diante dessa lógica é que nasce o conceito de “Design Thinking”, uma forma de “não designers” pensarem e avaliarem o mundo à sua volta para criar projetos que sejam não apenas bonitos, mas, principalmente, úteis e que resolvam problemas reais e complexos.

Vejo que as empresas mais inovadoras, são aquelas cujos líderes colocam a Experiência e as necessidades do consumidor/usuário no centro da operação, oferecendo assim, um serviço de qualidade com funções e/ou aplicações que realmente faça sentido tanto para o negócio, quanto para os usuários.

Obviamente, quando falamos para você pensar como designer – estamos pedindo gentilmente que você passe a pensar de forma abrangente e como esse "algo" que você projeta interage com as pessoas e interfere em suas vidas. Durante a construção de um projeto precisamos entender a raiz "dos porquês", o contexto e a interrelação entre as partes. Utilizar o pensamento de Design não é uma ideia aleatória ou um conjunto de passos, é um desafio que gera valor e direciona o seu negócio ao futuro.

Um exemplo muito conhecido por todos que demonstra com clareza as possibilidades e os resultados alcançados por novos modelos é o da Apple – que não inventou os smartphones com tela sensível ao toque, mas conseguiu revolucionar o mercado de dispositivos móveis graças a um pensamento abrangente e focado nas necessidades do consumidor, melhorando o que já existia. Isso é Design!

A importância do Design se mostra nesses cenários complexos, interconectados que vivemos hoje em dia, onde é difícil traduzir ideias em soluções concretas. Portanto, pensar como um designer pode te ajudar a desenvolver e encontrar soluções inesperadas para problemas que às vezes nem sabíamos que existiam.