OpenSource

OpenSource é cultura (mais do que software!)

William Ranvaud
em

Na página inicial do Drupal.org, podemos ler uma frase que resume muito bem a cultura do OpenSource: “Come for the software, stay for the community” (“Venha pelo software, fique pela comunidade”). De fato, é assim que muita gente vivencia a cultura OpenSource e acaba se envolvendo em uma experiência muito maior do que a leitura do código fonte. As implicações decorrentes do código de um programa ser aberto, de poder ser modificado livremente e também poder ser compartilhado, são bem maiores do que podemos imaginar inicialmente.

Talvez em um primeiro momento, quando descobrimos um Software Livre e OpenSource, logo exclamamos “Oba! Um programa de graça!”. Com a mesma empolgação que recebemos uma degustação livre ou uma amostra grátis, baixamos e instalamos o programa para ver se atende às nossas expectativas e necessidades. O fato de não ter uma barreira de preço é um fator importante na adoção destes programas, mas diferentemente da amostra grátis, o espirito com o qual o Software Livre e OpenSource é desenvolvido, faz com que não se trate de uma mera amostra, mas de um verdadeiro compartilhamento. O preço, ou no caso, a gratuidade, é só um detalhe na cultura OpenSource.

Baixe nossa datasheet sobre Drupal

Isso não quer dizer que aqueles que adotam o modelo OpenSource não ganham dinheiro. Quem trabalha com OpenSource, usa o software como uma ferramenta e na maioria das vezes não está vendendo a ferramenta, mas o que é produzido com ela. O compartilhamento e cooperação ao redor do OpenSource torna essa ferramenta ainda mais poderosa e o trabalho ainda mais rentável. O poder do “free” não se limita somente ao software. O autor Chris Anderson, editor da revista “The Economist” por sete anos e da “WIRED” por onze anos, descreve em seu livro Free, que a economia das coisas que não têm preço existe há muito tempo e é a cada dia mais importante por razões que poucas pessoas sabem ainda hoje.

Citando o autor George Bernard Shaw, “Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e formos trocar essas maçãs, você e eu teremos ainda uma maçã cada um. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia e formos trocar essas ideias, cada um de nós terá duas ideias.”. Da mesma maneira que as ideias se espalham de pessoa para pessoa, o Software Livre e OpenSource também pode ser copiado e distribuído com muita facilidade. Além do software, o conhecimento sobre seu código, as boas práticas de desenvolvimento, mas sobretudo os valores que promovem a cooperação e a formação de comunidades também são transmitidas de desenvolvedor para desenvolvedor permitindo que a união faça a força. Esta cultura que une as pessoas é o que faz o software ser bom e assim o ciclo está completo.

Hoje em dia, a adoção de Software Livre e OpenSource no mundo corporativo, que por natureza é altamente competitivo, mostrou que os valores promovidos por essa cultura são mais importantes para o sucesso do que o puro conhecimento técnico.

Leia também “O fim do preconceito contra o software opensource de gestão de conteúdo“.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa