IA

Inteligência artificial: entenda a aplicação dela nas empresas

Squadra
em

A Inteligência artificial é um conceito que já existe na literatura e no cinema há muitos anos. Modernamente, no entanto, ele tem se feito cada vez mais real, um conceito que participa do dia a dia das empresas e do mundo dos negócios.

As empresas que não aproveitam a inteligência artificial correm o risco de perder potencial competitivo e não conseguir enfrentar bem a concorrência no mercado.

Não deixe isso ocorrer com sua organização: veja como aplicar essa tecnologia no seu negócio!

Entenda melhor o que significa inteligência artificial

A Inteligência artificial (ou IA) é um ramo da ciência da computação que tem como objetivo desenvolver dispositivos que sejam capazes de raciocinar, decidir e solucionar problemas. Trata-se de uma máquina capaz de simular a inteligência humana.

Ao se falar sobre o assunto, pensamos logo em robôs com forma humana ou computadores capazes de processar uma grande quantidade de dados de maneira independente. De fato, a IA envolve esses e outros mecanismos.

De fato, a IA envolve esses e outros mecanismos. Mas é preciso alcançar a infraestrutura mínima para apostar na IA.

Qual a infraestrutura ideal para ter inteligência artificial?

Para processar o volume elevado de dados existentes no mercado e analisá-los, a inteligência artificial precisa de uma grande capacidade computacional.

A Computação na Nuvem (Cloud Computing) consiste em uma tecnologia que apresenta esse potencial, empregando-se recursos diferentes de Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, como o Machine Learning e o Power BI.

Veja algumas forma de uso da IA no âmbito do trabalho e das empresas:

Aplicações

Corretores ortográficos já utilizam inteligência artificial para aprender como escrevemos e identificar palavras que mais usamos. Alguns assistentes pessoais ajudam a resolver tarefas simples na rotina de uma empresa. Os funcionários podem consultar de forma rápida e eficiente as tarefas do dia, ver quando as reuniões vão acontecer, ter noção do tempo de deslocamento na ida e volta do trabalho, receber atualização de um calendário de viagens futuras, etc.

Serviços

A IA permite criar soluções para serviços inteligentes que podem ser aplicados na resolução de diferentes problemas dentro de uma empresa. Pode ser usado em monitoramento de servidores e, em projetos, na priorização automática de backlog.

Robotização

O uso de robôs cresce cada vez, principalmente em indústrias.

Eles são capazes de trabalhar de forma autônoma, adaptando-se e aprendendo a partir de transformações ocorridas em tempo real, podendo mesmo comunicar-se com outras máquinas.

O Baxter, da Rethink Robotics, tem dois braços e um rosto e não precisa de programação: basta que algum funcionário ensine somente uma vez seu trabalho.

Outros exemplos

A IA envolve muitos produtos, como softwares, sistemas especialistas (que trabalham com big data, internet das coisas, análise de dados), sistemas embarcados, sistemas de análises de infraestrutura, neurocomputadores, carros autônomos.

Veja algumas empresas que já usam IA

Entre as empresas que usam IA, podemos citar algumas operadoras de telecomunicação que usam sistemas de análise de infraestrutura para prevenção de falhas e melhoria dos trabalhos da equipe.

Bancos de investimentos utilizam algoritmos para a negociação rápida de papéis financeiros, aproveitando diferenças de cotações em milésimos de segundos.

A Hyunday Motors reduziu o tempo de produção de carros em 20% com inteligência artificial.

O Bradesco, por sua vez, é o primeiro usuário do Watson no Brasil, que é um sistema de IA multifuncional que serve, entre outras coisas, para atendimento ao cliente, gestão de recursos e treinamento de funcionários.

Agora que já aprendeu sobre inteligência artificial, aproveite para saber mais sobre a internet das coisas e como esta solução tecnológica poderá otimizar seu cotidiano!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa