O que rolou no ILA 2018!

Publicado em 12 de dezembro de 2018 às 10:06

Interaction Latin America 2018

 

Entre os dias 15, 16 e 17 de novembro aconteceu a 10ª edição do ILA no Rio de Janeiro. O Interaction Latin America 2018 –  a maior conferência de Design de Interação do mundo. O evento estimulou discussões de disciplinas e temas cada vez mais essenciais ao Design de Interação, para além das práticas e processos de UX.


Com palcos interativos e diversos profissionais apresentando seus projetos e/ou experiências no estilo “TED Talks”. Dinâmico e com apresentações de 15 minutos no primeiro dia de evento no formato de palestras silenciosas, onde foram distribuídos fones e cada palco tinha uma estação. 


Assim você sincronizava o rádio na estação escolhida e mergulhava no conteúdo escolhido. Uma coisa bem legal que aconteceu esse ano foi a inclusão de profissionais de libras, tornando o evento cada vez mais inclusivo.


Além disso, percebi que o evento tinha muita gente nova – mas ainda assim, com um único objetivo entender o que é UX/Design. E como podemos melhorar a experiência do usuário, suas dores e necessidades. 


Uma coisa muito bacana que rolou esse ano foi a questão de como a Inteligência Artificial pode ajudar na redução de discurso de ódio nas redes sociais, evitando assim que páginas sejam invadidas por comentários maldosos. 


Já no segundo e terceiro dia, tivemos palestras de 30 a 40 minutos sobre os mais variados temas, abordando também que é possível trabalhar como design e ainda não ficar preso aos processos (apesar de muitos); o grande charme dessa profissão é ser livre e ainda poder criar, obviamente, pensando sempre na experiência do usuário.

 

Outro assunto abordado foi Design systems – onde o objetivo principal é estreitar essa relação e criar um idioma em comum para que a equipe se comunique de forma mais clara. Pensando que no decorrer do processo é possível melhorar a “bagunça” e gerar uma solução de valor ao cliente.

Uma palestra bem legal e cheia de conteúdo foi a do Felipe Memória, Designer e fundador do Work & CO, ele falou que todo design precisa criar projetos de valor, para entregar um bom trabalho. Afinal, gerando um trabalho/solução de valor, poderemos ver o nosso esforço e dedicação sendo perpetuados por um bom tempo.

 

Teve temas que chamaram a atenção, Social – envolvendo projetos pensados para a terceira idade, por exemplo.

Imagine que estamos vivendo uma era onde as pessoas, estão envelhecendo, chegaremos em um ponto onde grande parte da população mundial será idosa e por isso, precisamos pensar agora em soluções que atendam essa porcentagem da população. Novamente, a experiência do usuário é o que importa.

Em 2019 o ILA acontecerá em Medellín, na Colômbia e eu espero que tenham palestrantes abordando temas como o dia a dia de trabalho, processo de pesquisa, dificuldades, produtos que sejam diferentes e muito mais.