empresarios-e-mulheres-de-negocios-asiaticos-se-reunindo-para-debater-ideias

Gestão Ágil de projetos: modelos para retrospectivas matadoras!

Ronaldo Marciano
em

Em uma rápida pesquisa no Google, você pode achar milhares de posts, textos e tutoriais explicando o que é Scrum. Mas, se, de alguma maneira, você acabou achando esse blog maravilhoso, rico de conteúdo e informação e ainda não sabe o que é Scrum! Não se preocupe, pois eu quebrei seu galho.

Especificamente nesse post, iremos falar a respeito de uma cerimônia do Scrum que, na minha singela opinião, é a mais importante.

Levando em consideração que você leu um dos resultados da pesquisa acima, e já está monstrão no Scrum, é chover no molhado lembrar que os pilares do Scrum são:

Transparência, Inspeção e adaptação!

A cerimônia do Scrum que mais se utiliza dessas três palavras é a retrospectiva. E eu provarei o porquê!

Transparência

Se tem algo que me agrada muito em trabalhar com Agil, é o feedback (a alma da retrospectiva).

Feedback entre os integrantes do time, feedback do time de desenvolvimento sobre o trabalho do P.O…. Feedbacks por todos os lados!

Agora me responda rapidamente: Feedbacks alimentam ou não a existência da transparência?

Inspeção

Já que colhemos feedbacks a respeito do nosso trabalho, devemos analisar principalmente aqueles que são negativos. A ideia é encontrar a causa raiz, pois, às vezes, o problema se manifesta de maneira superficial.

Essa atividade pode ser denominada de varias maneiras: verificar, ver, investigar, analisar, etc. Eu chamo de inspecionar!

Adaptação

Até aqui você já colheu dados e sentimentos, depois separou e analisou os mais relevantes correto? E que tal eliminar de uma vez por todas as dificuldades conhecidas?

Se eu crio tarefas a partir das minhas histórias, e eu descubro que elas estão genéricas ou muito grandes, então eu simplesmente melhoro ou mudo minha estratégia na hora de criar tarefas!

Talvez, em algum dos 1.040.000 resultados ali de cima, você tenha lido algo a respeito de melhoria contínua. É isso que estamos praticando fazendo Scrum e subsequentemente sendo ágeis.

Uma retrospectiva matadora é estruturada com uma atividade de abertura para quebrar o gelo, depois coletamos dados e por último geramos as idéias!

Caso você queira conduzir uma retrospectiva de gala, eu posso sugerir três atividades que vão ajudá-lo e muito nessa gloriosa missão, preparado?

Abertura – Telefone sem fio

Rodando a atividade:

  1. Escreva o nome de cada participante da retrospectiva em post its diferentes.
  2. Em seguida, distribua os post its com os nomes! Jamais o Joãozinho pode ficar com o dele!
  3. Com os post its trocados, peça para cada um dizer algo que o coleguinha fez que ajudou muito e algo que atrapalhou durante o sprint!
  4. Depois que todo mundo concluiu a análise do coleguinha, distribua novos post its e peça para se auto avaliarem.
  5. Ao final da autoavaliação troque os post its exemplo: Joãozinho escreveu sobre Pedrinho? Então Pedrinho lê o que Joãozinho escreveu sobre ele. E Joãozinho lê o que Pedrinho escreveu sobre si mesmo! Promova um debate no qual todos possam entender o ponto de vista alheio.

É uma atividade legal e divertida que, além de garantir boas risadas, demonstra o alinhamento entre os participantes da retrospectiva.

Coleta de dados – Radar de complexidade

Você, como bom facilitador e conhecedor do seu time, já sabe quais assuntos trazem mais risco para o sprint, certo?

Rodando a atividade:

  1. Faça um asterisco grande (como o da foto), que deve ter oito extremidades ou pontas.
  2. Peça para os participantes definirem oito assuntos ou aspectos que são conhecidos por oferecer risco ao trabalho.
  3. Em cada reta do gráfico, faça uma escala que vai de 0 a 5.
  4. Peça para cada participante anotar (no papel mesmo) todos os aspectos de risco e para que pontuem de 0 a 5, onde 0 é nada e 5 é risco suficiente para fazer o sprint falhar!
  5. Recolha os papéis e para cada aspecto citado elimine a maior e a menor avaliação, pegue as que sobraram e promova entre os participantes um debate, para entender qual o nível do risco na visão de todos.
  6. Por último, ligue os valores de todos os aspectos. Quando os pontos interligados mostrarem um gráfico mais central significa que há menos riscos para o sprint. Já o oposto, quando o gráfico estiver mais distante do centro, o risco para o sprint é grande.

Se você mapeou os assuntos que são pertinentes ao dia-a-dia do time, provavelmente, ao final de todos os passos, o resultado será o foco para geração de idéias. O radar de complexidade serve exatamente para isso, para que possamos nos concentrar em um único assunto, pois quem quer arrumar tudo, acaba não arrumando nada!

Ideias! – Risco, Previne, Detecta e Responde!

Promovemos a troca de feedback de maneira leve e divertida, inspecionamos o que nos gera risco e complexidade, agora é a hora de adaptação!

Adaptação, neste caso, nada mais é do que o time se organizando para trabalhar da maneira que ele considera ideal.

Rodando a atividade:

  1. Desenhe um canvas (como o da foto) em um quadro ou papel. Ele deve ter uma linha horizontal para os riscos e três colunas abaixo da linha horizontal organizadas da seguinte forma:

    Segunda coluna: detecção (alarmes, mecanismo pessoal ou relatórios);
    Primeira coluna: prevenção (segurança, consciência, planejamento ou procedimentos);
    Terceira coluna: resposta (mecanismos de resolução).

  2. Peça para os participantes pensarem nos riscos que o aspecto mais acentuado no radar pode trazer, agrupe caso sejam os mesmos.

  3. Promova um ambiente onde todos trabalhem juntos na elaboração de uma idéia para prevenir o risco. Valide usando uma situação real para ver se a ideia é efetiva.

  4. De que maneira o time consegue detectar o risco? Esse é o papel da coluna do meio. Suponhamos que, mesmo com a prevenção, o risco possa se tornar um problema. Promova a colaboração para que os participantes juntos criem uma idéia que sirva como um mecanismo de alerta.

  5. Na última coluna, peça para os participantes criarem uma ação que sirva de resposta efetiva, pois, se chegarmos a usá-la, é porque o problema já é iminente.

Após ler esse maravilhoso e informativo post, caso você já esteja planejando sua próxima retrospectiva seguindo meus conselhos, saiba que você caminha a passos largos para se tornar o Neymar das retrospectivas!
Eu te ajudei a descobrir o que é Scrum! Eu te ajudei a entender a essência da retrospectiva alinhada com os pilares do Scrum! E te ajudei a montar uma retrô matadora. Então faça o seguinte: planeje, execute e me dê seu feedback, contando como foi!

Um abraço e até a próxima.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa