Flexibilidade: descubra como essa característica contribui para as empresas

Publicado em 15 de maio de 2017 às 13:43

flexibilidade-descubra-como-essa-caracteristica-contribui-para-as-empresas.jpeg
Com as mudanças no mercado, é extremamente importante que as empresas atualizem suas práticas e desenvolvam certas habilidades de excelência. E é bem nesse contexto que surge o assunto de hoje: flexibilidade.

Quer desenvolver seu negócio e agregar valor para seus clientes? Você sabe quais são as vantagens em trabalhar seguindo essa ideia? Veja alguns dos principais tópicos que devem ser mantidos em mente para trabalhar com flexibilidade. Acompanhe:

Flexibilidade no ambiente corporativo

Conceituando o tema, podemos destacar que a flexibilidade corporativa é algo completamente corriqueiro no dia a dia de grandes empresas. Nesse contexto, é comum lidarmos com diversos indivíduos com perfis diferentes ou mesmo gerenciar opiniões divergentes — principalmente de clientes.

Diante dessa situação, a flexibilidade define a qualidade que uma empresa possui de receber ideias, compreender o cliente e estar preparada para possíveis modificações do plano que foi estabelecido no contrato inicial. Normalmente, as empresas com gestão e contratos flexíveis são as que mais se destacam no mercado.

Flexibilidade é uma das principais características de empresas que trabalham com a metodologia Ágil. Tal prática consiste em ter equipes motivadas e que ofereçam suporte rápido durante todas as mudanças que podem ocorrer em um projeto. Adicionalmente, a metodologia Ágil é mais focada nos resultados e prazos de entrega — deixando as formalizações burocráticas para uma segunda análise.

Na gestão Ágil, as interações são uma prioridade, a colaboração com cliente é um pilar fundamental e é mais importante ter uma resposta às mudanças do que seguir um plano fixo.

Oportunidades no mercado

Empresas que adotam a metodologia Ágil em seus contratos acabam agregando uma série de benefícios — seja para o desenvolvimento da equipe ou mesmo para o próprio negócio.

Essa prática influencia em todos os sujeitos do ambiente, sejam eles líderes diretos, subordinados ou clientes. A equipe capacitada e que pensa de forma flexível é capaz de motivar os outros, aumentando a colaboração nas tarefas e evitando que algum cliente possa ficar insatisfeito.

Adicionalmente, uma empresa que trabalha com a metodologia Ágil é capaz de entregar resultados de excelência (otimização dos custos), além de criar visibilidade dos projetos que ela pode oferecer.

Tecnologia como aliada

Atualmente, negócios experientes e atentos não buscam apenas soluções tradicionais para o desenvolvimento de sua produtividade no trabalho. Isso acontece, já que a tecnologia é uma grande aliada no dia a dia dos negócios.

Um exemplo comum é o do investimento em produtos digitais e que desafiam a rotina tradicional dos processos internos. Essas soluções podem auxiliar em diversos aspectos, como automação de tarefas, personalização de conteúdo e até otimização de indicadores que a empresa precisa avaliar.

Pensar nessas práticas pode ser um novo motivador para as atividades da empresa que você atua e que são capazes de apresentar resultados incríveis em relação ao mercado.

E então, leitor? Já sabia da importância que a flexibilidade apresenta nos processos de uma empresa? Aproveite para curtir nossa página do Facebook e descobrir as outras dicas que preparamos para você!