As fases do desenvolvimento de software

Publicado em 03 de setembro de 2018 às 19:31

desenvolvimento de software

 

No final de um projeto de desenvolvimento de software, tanto o cliente quanto os desenvolvedores esperam ter um produto em funcionamento e sem maiores problemas. Para que isso aconteça, é fundamental garantir que o software passe por fases de desenvolvimento que contribuem para uma entrega suave, sem retrabalho. Entenda quais são essas fases e veja se o seu produto está sendo desenvolvido de forma profissional:

Análise do Negócio
Essa é a fase mais importante de um projeto pois o processo de desenvolvimento depende desse estágio para ganhar forma e obter todas as informações necessárias para dar início ao projeto. 

Especificações de requerimentos
Antes do início do desenvolvimento, as características e comportamentos do software devem ser especificados. Modelo de negócios, requerimentos técnicos e funcionais, critérios de aceitação, entre outros, devem ser documentados. 

Design de Interface 
Os designers consideram os requerimentos e especificações para criar um conceito e entregar um protótipo do produto que está sendo desenvolvido. 

Desenvolvimento
Os programadores colocam a mão na massa, dando início a codificação e dividindo o trabalho em unidades, de acordo com a informação técnica recebida nas fases anteriores. 

Qualidade de Software
Testar e garantir a qualidade do código é tarefa para o time de QA, que utiliza vários tipos de testes para encontrar bugs e reportá-los ao time de desenvolvimento. 

Release
Para lançar um produto digital como um software, é necessário que todos os outros estágios tenham sido completados com sucesso, o código precisa estar finalizado, os bugs corrigidos e a solução pronta para ser apresentada ao usuário final.

Suporte e manutenção
A comunicação entre cliente e time de desenvolvimento não deve terminar depois do lançamento. É importante que o projeto passe por uma fase de suporte e manutenção para que o produto tenha atualizações. 

Todo o processo de desenvolvimento deve ser transparente para que possíveis problemas não apareçam somente no final. Independentemente do método utilizado, é comum que o projeto passe por todas essas fases garantindo assim qualidade e segurança para o produto desenvolvido. 

No método ágil de desenvolvimento, por exemplo, essas fases acontecem em ciclos, ou seja, o software não é entregue somente no final, mas em partes que passam por todas essas fases de desenvolvimento. 
 

Leia também: MVP:  Entenda as principais vantagens ao utilizá-lo