A experiência do usuário no natal

Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 10:56

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Este ano, pela primeira vez, as compras de presentes de natal feitas online devem superar as feitas nas lojas físicas. É isso o que mostrou uma pesquisa do SPC realizada em 27 capitais brasileiras e divulgada em novembro. Papai Noel aderiu ao comércio eletrônico e movimentará cerca de 51,2 bilhões de reais nesse final de ano.

Um número interessante nessa pesquisa é o da escolha do local de compra: 58% dos consumidores  disseram que escolhem o local pelo preço, 50% pelas ofertas e promoções, 27% pela diversidade de produtos e 20% pelo atendimento. Isso mesmo, 20% escolhe pelo atendimento. E atendimento na web tem tudo a ver com a experiência do usuário no site. Afinal, os consumidores online realizam um autoatendimento, justamente para evitar os tumultos, as filas e o stress das lojas físicas!

Esses são alguns pontos que devem ser pensados na hora de melhorar a experiência de compras do consumidor.


User experience
O site deve ser fácil de navegar, ter uma interface amigável, e oferecer uma experiência suave e sem estress. Os produtos precisam ter múltiplas fotos em ângulos diferentes, além de especificações técnicas para que as dúvidas que possam surgir sejam sanadas pelos próprios consumidores.

Design
Nesse tempo natalino, mais do que nunca, todo mundo é bombardeado com milhares de banners, e-mails promocionais, anúncios que pulam na tela, etc. Oferecer um design bonito, clean e com produtos fáceisde encontrar é um dos caminhos para uma conversão muito melhor.

Mobile, mobile, mobile
É fundamental oferecer uma experiência mobile simples e eficiente. Afinal, o Brasil lidera o crescimento de compras pelo celular, com mais da metade dos brasileiros já tendo realizado compras online, seja através de aplicativos e também na versão mobile do site.

Pagamento
Oferecer formas de pagamento alternativas, como pagar depois através de boleto e aceitar os sistemas de pagamentos que armazenam os detalhes do cartão para que o consumidor não precise digitar tudo novamente é uma das formas mais eficazes de fazer com que o usuário complete sua jornada de compras..

Chat
Muita gente consegue se virar sozinha ao comprar online, mas as dúvidas que surgem sobre os produtos precisam ser resolvidas na hora em que elas aparecem. Os usuários ganham o benefício de um atendimento feito por uma pessoa real sem que precisem enfrentar os shoppings lotados. O Chat é uma forma de atendimento que está se tornando imperativa no comércio eletrônico. É a oportunidade de trazer ao site a empatia que o sorriso amistoso do funcionário pode expressar.

Papai Noel Digital

Sem dúvidas, o Natal é uma ótima oportunidade de trazer novos clientes, e uma boa experiência com serviço personalizado pode levar a uma maior taxa de retenção. E uma coisa é certa, quem vende produtos e serviços online precisa prestar mais atenção nesse Papai Noel que está migrando para o digital.


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