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DOD e DOR: A Visão do Developer e a do Product Owner

Mariana Bonfim
em

A entrada e saída das sprints é um processo orgânico e em constante atualização. Em meio a critérios de desenvolvimento, sempre focando na qualidade da entrega, conheça o processo de criação dos DOD (Definition of Done) e DOR (Definition of Ready) aqui na Just Digital na visão de Developers e do Product Owner.

Diego Lorenzetti (Developer)diego

“Aqui na Just Digital cada time deve escrever seu próprio DOR. Você pode até consultar outros times se quiser, mas deve ter o seu próprio e não necessariamente vai ser igual a de outros. Um exemplo foi o DOR do último projeto.
Uma história deve:

  1. Ter o PSD da tela a ser desenvolvida em anexo, ou deve ser muito bem especificado a alteração com medidas em px ou hexadecimal;
  2. Ter o BDD bem descrito;
  3. Ser compreendida pelo time em menos de 5 minutos;
  4. Não depender de outras histórias;
  5. Ter definidos os papéis: PERFIL (quem usa), FUNÇÃO (o que deve fazer) e VALOR (pra que serve);

Certamente um DOR bem feito traz qualidade na entrega, pois isso garante que a história não gere dúvidas do que tem que ser entregue, incluindo detalhes de telas, e detalhes técnicos, evitando retrabalho.”

Gustavo Melo (Developer)gustavo

“A Just Digital não possui critérios específicos para o desenvolvimento do DOR, somos nós, os desenvolvedores, que o montamos de acordo com as nossas necessidades. Por exemplo, há alguns meses participei da elaboração do DOR de um projeto, pois o que existia era muito antigo e difícil de ser seguido, o que resultava no não cumprimento do nosso DOD em alguns sprints, gerando bugs e retrabalhos. Construir e saber utilizar o DOR é essencial para qualquer equipe. É a primeira coisa que se deve pensar antes de aceitar fazer ou não uma história e a ausência do DOR acarreta em uma série de problemas.
No caso do projeto citado, o DOR é o seguinte:

  1. User story com VALOR, PERFIL e FUNÇÃO (nesta ordem);
  2. Evolução do requisito (caso necessário);
  3. Print(s) ou exemplos em outros sites em caso de layout, com medidas em px e cores em HEXA;
  4. BDD’s ou critérios de aceite com o maior número de cenários possíveis;
  5. Detalhes de acesso;
  6. Cenários testáveis;
  7. Entendível sem a presença do Product Owner;
  8. As histórias não podem ter dependências dentro da mesma sprint;
  9. Uma história deve ser entendida em menos de 5 minutos;
  10. Uma história não deve ter especificações técnicas.”
    Leandro Gomes (Product Owner)leandro

“O Product Owner coloca as prioridades para a equipe de acordo com a necessidade do cliente. Nesse ponto, uso como norte a seguinte frase: prioridade é aquilo que entrega mais valor gastando menos dinheiro. Na Just Digital, trabalhamos em sprints de 15 dias pois seguimos determinadas cerimônias, e acredito que esse seja o tempo ideal para o time não ficar parando muito. Sete dias é um tempo muito curto e 30 dias, se ocorrer algum problema que precisa ser corrigido, o tempo de entrega para o cliente é maior.

Podemos afirmar que alguns dos DOD são “padrão Just” pois são usado em todos os projetos. São eles:


Os DOD personalizados de acordo com o projeto seguem as indicações do cliente, mas o P.O. também verifica cenários e necessidades específicas como, por exemplo, os tipos de navegadores e se será usado em mobile. Finalizando, o DOD bem feito, garante sim qualidade na entrega das sprints, pois ele funciona como um guia para atendermos aquilo que o cliente espera.”


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