Desenvolvimento ágil: conheça melhor o Behavior Driven Development ou BDD

Publicado em 18 de junho de 2015 às 18:28

bdd

Fala galera, este é meu primeiro post para o Just Digital Insights, e vou falar um pouco sobre Behavior Driven Development (Desenvolvimento Orientado ao Comportamento) ou BDD.
Criado por Dan North em 2003, o BDD é considerado uma metodologia ágil de segunda geração e é um "braço" do famoso Test Driven Development (Desenvolvimento orientado a testes) ou TDD. A motivação para criar essa variação foi justamente as muitas dúvidas que os desenvolvedores tinham a respeito do TDD.

Não quero falar o sobre o lado prático do BDD no desenvolvimento e nem entrar muito em detalhes sobre a história da metodologia, mas falar de seus pontos fortes como o fato de ser utilizado como uma técnica de especificações.

 

 

O grande benefício e também objetivo da metodologia BDD é facilitar a comunicação entre todos os membros da equipe, além de trazer clareza sobre o funcionamento e sobre a "definição de pronto" de uma feature.

North, em seu blog, mostra exemplos de User Stories criadas com a metodologia, cuja premissa é ter todos os membros da equipe participando e opinando, para existir um feedback bem mais curto sobre as especificações.

É importante lembrar que BDD não pode ser confundido com a atividade de escrever teste de comportamento, seu conceito é muito mais amplo, ele serve principalmente para tornar mais claro o fluxo de desenvolvimento e a usabilidade de uma feature. Na Just, utilizamos BDD em todos os projetos e estamos cada vez mais aprimorando sua utilização, com o time participando da validação dos contextos junto com o P.O do projeto para prever melhor o fluxo das funcionalidades requeridas pelo cliente.

Leia também "Teste unitário no Drupal (com SimpleTest e PHPUnit)".