Lead Scoring

Descubra potenciais clientes com Lead Scoring

Toshiyuki Sakata
em

Se você vende produtos ou serviços on-line, imagino que você use uma série de ferramentas para monitorar o número de visitantes de seu site, as páginas que eles visitam, o tempo que eles ficam na página, etc. E também deve usar landing pages para obter o e-mail dos visitantes. Muito bem, já é um bom passo para capturar e trabalhar leads. Mas, e se você pudesse classificar os leads com pontos para saber quais são as mais quentes e merecem uma atenção especial? E ainda conseguir classificá-las por tipo de persona? Sim! Isso é possível.

Como o próprio nome diz, Lead Scoring é a pontuação do seu lead utilizando técnicas de monitoramento das atividades que o visitante do seu site executa. Por exemplo, se um visitante entrou no seu site e clicou na página de um produto, depois viu a descrição completa do produto e depois baixou o catálogo do produto, ele deve estar muito interessado, não é mesmo? A cada uma das ações, pontos são somados para ele, por exemplo:

Se executou todas essas ações, seu lead recebeu 90 pontos, mas você pode estar se perguntando, como sei quem é? Através da sessão armazenada no cookie do navegador, a ferramenta consegue monitorá-lo até chegar o momento em que o visitante de alguma forma se identificará (através de login ou ao forncecer seu email para poder baixar o catálogo).

Mas não pára por ai! E se, além disso, você conseguir definir personas (perfis de visitantes)? Por exemplo, num site de notícias, podemos traçar uma persona para o leitor que gosta de esportes, outra para o que gosta de tecnologia, outra para o que gosta de moda. Você define as regras de quais páginas ou ações que cada um destas personas executariam, e, dessa forma, a ferramenta identifica automaticamente para você.

E se puder juntar a isso a personalização de conteúdos? Sim, você pode exibir conteúdos específicos para aquela persona.

E não é somente através das ações do site, você consegue integrar a ferramenta de Lead Scoring com um CRM também. Por exemplo, um cliente liga para seu call-center e pede informações sobre um produto. Isto é registrado no CRM que alimenta a plataforma de Lead Scoring, somando ainda mais pontos.

Ou então, se você enviou um e-mail promocional e ele abriu o e-mail, também ganhou mais pontos.

Quanto mais pontos o lead acumular, maior a probabilidade de conversão em cliente.

Tudo isso você pode acompanhar através de relatórios gráficos e automáticos. Imagine sua equipe de vendas recebendo todo dia uma lista de potenciais clientes para abordar. Não seria o máximo? A Just pode ajudá-lo a implementar Lead Scoring em sua estratégia de Marketing e vendas.


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa