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Como sua reputação dentro da empresa pode refletir em seu salário

Thomas Kuryura
em

O que define uma pessoa como júnior, pleno ou sênior? Foi essa pergunta que me fiz assim que recebi a responsabilidade de decidir sobre os aumentos de salário.

Será que é o conhecimento?

Dentro de empresas tradicionais, pelo formato hierarquizado das mesmas (a tradicional “estrutura piramidal”), o que define o poder é um item essencial: o conhecimento. Quanto mais conhecimento você tem, maior é a probabilidade de que você esteja em uma camada superior da piramide, enquanto as pessoas que não possuem tanto conhecimento ficam em camadas inferiores.
O problema é que as empresas com um nova estrutura organizacional, fractal/orgânica ou também chamada de horizontal, já entenderam que, na prática, não é somente quem detém o conhecimento que possui poder dentro da organização. As novas empresas, com estrutura mais inovadoras, sabem que, na verdade, a estrutura organizacional da empresa é uma estrutura em rede, muito parecida como uma rede social.

Portanto, assim como em uma rede social, quem possui mais poder não é necessariamente uma pessoa que possui mais conhecimento, mas sim uma pessoa que possui maior influência. Vamos chamar esse poder de influenciar dentro da rede de reputação.

Muitas vezes, entendemos que o poder é algo ruim. No entanto, o problema não é o poder em si, mas o modo como a pessoa usa o poder a seu favor, às vezes, para satisfazer desejos pessoais em vez de favorecer o bem comum. Por exemplo, um filantropo pode ter poder e influência e não necessariamente usá-los para o bem.

Voltando ao problema: como fazemos então para aumentar a nossa reputação?

O conceito Shuhari, das artes marciais, define muito bem o caminho de ser um mestre sobre determinada especialização (maestria)

Shu – Siga as regras = Nível Júnior
Ha – Quebre as regras = Nível Pleno
Ri – Seja a regra = Nível Sênior

Pessoas no estágio Shu, são iniciantes, outras, no estágio Ha, são praticantes e aquelas no Ri são os mestres em determinada especialidade.

Na prática do ambiente empresarial, as pessoas sabem chegar muito fácil no “Shu” que é apenas seguir uma boa prática já consolidada na empresa, como seguir um Gitflow ou Scrum / Kanban ou fazer um User Story Mapping.

O grande problema das pessoas é passar do “Ha” (pleno) e seguir para o “Ri” (senior), ou seja, deixar de ser apenas um bom praticante e se tornar um mestre.

Pessoas no estágio Ri (senior) possuem uma reputação maior e influenciam diretamente sua rede. Podemos fazer uma analogia com um mestre de cozinha: ele devido a sua reputação, consegue influenciar a rede de cozinheiros, definindo e demonstrando novas tendências. Dentro de sua empresa, esses mestres não são aqueles que apenas fazem um bom trabalho, mas que inovam e melhoram constantemente o trabalho no dia a dia, trazendo benefícios para uma rede cada vez maior, iniciando pelo seu time e depois estendendo para a empresa inteira.

E como fazer essa transição de praticante para mestre e aumentar sua reputação dentro da empresa?

Detecte os problemas e oportunidades


Uma coisa até bem fácil de fazer já que a maioria das pessoas gosta de criticar algo, principalmente no ambiente corporativo. Sabe aquele problema que todos falam? Ou aquele que te incomoda demais? Alguns vêem isso como uma oportunidade de reclamar com o colega ao lado, outros vêem como uma oportunidade de aprender e experimentar algo novo. Se você está no segundo grupo já está no caminho certo.

Ouça opiniões das pessoas afetadas


Para resolver um problema e fazer uma melhoria só existe uma maneira de errar: achar que a sua solução que você criou sozinho é a única correta! Em vez disso, use a seu favor diferentes pontos de vista de pessoas diferentes para assim criar insights e deixar que a solução seja algo criado pelos mais afetados pelo problema.

Parta para a ação


Mesmo que muitas pessoas dêem ideias, continua sendo sua a responsabilidade resolver o problema que você se comprometeu a solucionar. Parta para a ação e implemente a melhoria ou solução.

Influencie a rede


Depois de colocar a melhoria em prática, possivelmente, muitos irão gostar e se beneficiar de sua iniciativa, isso cria algo chamado de confiança. Aos poucos, as pessoas irão notar sua capacidade de fazer algo bom e concreto e isso aumentará sua reputação na rede.

Se sua solução/melhoria/experimento não der certo, não tem problema! O melhor a fazer é admitir seu erro e tentar novamente. Não admitir o erro só gera o efeito contrário: desconfiança e uma baixa na sua reputação. Pessoas, geralmente, são tolerantes a falhas, o que elas não toleram é falta de transparência, de ação e egos inflados.

Melhor reputação – consequências


Uma melhor reputação traz consigo mais percepção de valor de seus colegas, as pessoas acabam valorizando mais você como um profissional e, por fim, isso pode ser refletido no seu salário, mas, veja bem, o salário é uma consequência e não um motivo. Retomando o que eu disse, pessoas são intolerantes à falta de transparência e egos inflados, portanto, se você fizer tudo isso pelo dinheiro, elas irão perceber.


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