CMS

Como selecionar um fornecedor de CMS

Squadra
em

Escolher uma solução de CMS não é uma tarefa fácil, mas se você planejar cuidadosamente e fizer as perguntas certas, você vai encontrar a solução mais adequada para o seu negócio. Daremos uma olhada em algumas das principais diferenças entre os fornecedores que o ajudarão a identificar o que há de melhor para sua empresa.

Quais são minhas opções: Monolítico x Experiência Digital integrada?

CMSs vêm em um par de sabores:

Suites Monolíticas

Sistemas legados de CMS são proprietários e são, em sua maior parte, baseados em soluções all-in-one.

Eles tentam montar toda a funcionalidade que uma organização pode precisar em um único sistema. Em um mundo definido pela constante inovação, porém, é menos provável que um sistema possa fornecer tudo que o cliente necessita. Além disso, a adição de novas funcionalidades normalmente é um processo lento, que requer meses, ou até anos de desenvolvimento investidos na atualização do sistema para tirar proveito dessas novas funcionalidades. Esse ritmo lento da mudança é pouco efetivo em um mercado altamente competitivo.

Experiências Digitais Integradas

Um CMS construído com base na tecnologia de código aberto proporciona uma “arquitetura aberta”. Isso possibilita que soluções emergentes possam ser rápida e facilmente integradas ao CMS. Essa arquitetura aberta proporciona um ambiente ideal para inovações constantes. A adaptação pode ser feita sem a reengenharia de todo o sistema. Criar um novo módulo Drupal ou revisar um módulo existente pode ser tudo o que é necessário para acrescentar uma nova funcionalidade. Isto significa uma rotação de dias ou semanas em vez de meses ou anos.

A Integração com novos sistemas também é simples, devido à arquitetura da plataforma de código aberto. Sendo baseado em nuvem, um CMS pode oferecer uma série de vantagens começando por transferir o ônus do suporte à infraestrutura para o fornecedor, liberando sua empresa para concentrar-se no que faz de melhor, e proporcionando um alcance global, robusto e seguro para a sua marca.

Principais fatores a considerar?

Assim que uma organização inicia o processo de seleção de um novo CMS, a compreensão dos fatores importantes para fazer tal escolha pode ajudar a garantir um bom resultado.

Alguns dos principais fatores a serem pesados durante o processo incluem:

Muitos fabricantes a considerar

Limite a lista de fornecedores a serem considerados avaliando possíveis plataformas e modelos de implantação. No caso de uma plataforma, considere fatores como as habilidades de sua equipe de desenvolvimento e a plataforma que será a melhor opção para o desenvolvimento futuro.

A seguir estão as opções mais comuns de plataforma e seus atributos:

(Microsoft .NET) Microsoft-only

Ambiente de desenvolvimento maduro

(JAVA) Cross-platform

Popular em setores específicos de grandes empresas, como serviços financeiros

(PHP) Cross-platform

Plataforma de desenvolvimento de CMS com rápido crescimento

A solução implantada pode ser hospedada na nuvem, localmente ou híbrida. Alguns sistemas de CMS são softwares tradicionais instalados em servidores locais. Outros fornecedores oferecem soluções baseadas em nuvem onde os servidores são hospedados remotamente e são geridos por uma empresa de hospedagem. Algumas empresas, como a Acquia, oferecem opções tanto para a computação baseada em nuvem quanto para gerenciamento local.

Avalie usabilidade, não apenas aparência

Considere que o processo de seleção do CMS levará de 3 a 6 meses e que este período de tempo pode variar. Envolva as principais partes interessadas logo no início do processo. Quem são as pessoas na empresa tomarão parte na avaliação dos sistemas de CMS? Junte aqueles que possam avaliar objetivamente com base na usabilidade do CMS, em vez de apenas em sua aparência.

Além de chefes de departamento e gerentes de projetos-chave, considere incluir:

Considere trabalhar com analistas como Forrester, Gartner, Digital Clarity Group, Real Story Group, e outros. Eles podem adicionar algumas perspectivas para o processo de seleção.

Baixe instalações para experimentação (trial) e as avalie com base em critérios consistentes. Envolva os seus parceiros no processo também. Sua experiência e conhecimento do seu negócio irá adicionar ainda mais perspectivas.

Baixe o guia completo, clicando no botão abaixo:

Como escolher o seu CMS


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa