Como Design Thinking pode beneficiar sua empresa?

Publicado em 28 de setembro de 2017 às 16:17

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Um novo produto exige ideias e um time multidisciplinar pensando sobre ele, mas, ainda assim, ter um time de especialistas não é garantia de sucesso. A inovação que você procura não é um monte de ideias brilhantes saídas de mentes geniais, mas depende de um processo criativo e colaborativo que precisa de muito trabalho para ser organizado e transformado no produto e serviço que você pode oferecer para se destacar no mercado.

Uma das maneiras de organizar as ideias é o Design Thinking, um método para solucionar problemas, adaptado ao mundo dos negócios nas últimas décadas.

Explicando superficialmente, Design Thinking parece simples: primeiro é preciso entender o problema, depois explorar as possíveis soluções, testar exaustivamente utilizando protótipos e finalmente implementar a solução que se provou mais eficiente.

Na prática, não é tão simples assim. Afinal, as pessoas de uma empresa estão tão acostumadas a pensar em soluções que esquecem de um ponto crucial: entender o problema.

 

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Fases do Desing Thinking

Entender o problema

Geralmente os especialistas não conseguem simular as mesmas necessidades do usuário do produto quando o estão desenvolvendo. Isso só pode ser conseguido através de uma compreensão profunda da experiência do usuário, por observação e com entrevistas ao público que requer aquele produto.


Pensar na Solução
É só a partir do conhecimento do problema que as soluções devem ser pensadas. O brainstorm não deve excluir nenhuma ideia, mesmo que ela ainda não tenha sido muito bem desenvolvida. O julgamento e o criticismo nessa fase só atrapalharão o processo criativo.

Protótipo, Testes e Refinamento
O próximo passo é testar e a participação do usuário é essencial. Para isso, é necessário um protótipo daquilo que será desenvolvido e os feedbacks desses testes serão fundamentais para descartar ou incluir as soluções pensadas. Nesse processo, também é importante ouvir a opinião daqueles que trabalharão diretamente com a venda do produto, das pessoas que darão suporte a ele e dos investidores.

Implementação
O objetivo do Design Thinking é trazer para a fase de implementação a solução mais eficiente. É nessa fase em que são gastos mais dinheiro, tempo e energia, portanto é melhor que a solução seja a melhor possível.

Onde usar Design Thinking?

Design Thinking não serve apenas para refinar e implementar uma ideia de um novo produto ou serviço, mas para todos os desafios que precisam de solução criativa.  Pode ser usado para repensar o produto, para diversificar, para oferecer mais valor e até mesmo dentro da própria empresa, na organização do uso das salas de reunião, do quadro de férias ou de qualquer outro problema que possa aparecer.

Que tal procurar um especialista que pode ajudar sua equipe a pensar de forma diferente e inovadora? Um workshop para aplicar o processo em negócios pode ser o ambiente ideal para aprender os conceitos e ideias do Design Thinking. Esse tipo de treinamento oferece as ferramentas para aplicar Design Thinking em vários cenários de resolução de problemas.

 

Leia uma breve história do design thinking