Como aumentar o número de leads do meu site?

Publicado em 21 de julho de 2017 às 14:53

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Otimizar o site para gerar leads é algo que qualquer gestor de marketing quer. Afinal, mais leads são mais pessoas interessadas, o que significa mais vendas. Contudo, isso não é algo simples como apenas inserir um botão “clique aqui” na sua homepage e esperar os leads chegarem.

Em vez disso, os gestores precisam de uma abordagem estratégica. Neste post, vamos indicar algumas formas rápidas e que realmente funcionam para você otimizar a geração de leads em seu site. Acompanhe!

Compreendendo o processo de geração de leads

Para entender como otimizar a geração de leads, primeiro precisamos de um entendimento básico de como funciona o processo em um site. Em geral, ele se inicia com um visitante que clica em um CTA (Call-To-Action) localizado nas páginas de seu site ou no blog. O CTA o leva a uma landing page, onde você coleta as informações desse usuário através de um formulário.

Agora que passamos pelo básico, vamos para as formas de otimização:

Fazendo o benchmark da atual geração de leads

Para efetivamente otimizar sua geração de leads é preciso verificar e registrar como está seu atual momento. Entender os dados auxilia a pensar em estratégias e verificar quais as áreas mais deficientes.

Você também deve comparar a performance de landing pages que estão indo mal com as que estão indo bem. Por exemplo, imagine que a landing page A recebe 1.000 visitantes e apenas 10 preencheram o formulário, uma conversão de 1%. Já a landing page B converte 50 para cada 1.000 visitantes, uma taxa de 5%. Entenda onde estão as diferenças, de forma que a página A possa converter na mesma taxa que a B.

Otimizando cada passo da geração de leads

Assim que um visitante entra em sua página, você pode iniciar um processo de entendimento do caminho que ele percorre. O caminho se inicia com a chegada dele e, de preferência, termina com o preenchimento de algum formulário, tornando-se um lead. Contudo, muitas vezes ele acaba indo embora antes de se tornar um lead. O ideal é otimizar os passos envolvidos.

Mas como fazer isso? Comece a fazer testes A/B no seu site, tente diferentes caminhos, ideias e adote o que tiver mais conversões. Mude as perguntas, os botões, as introduções. Até mesmo as cores podem influenciar na decisão de um visitante.

Incluindo testemunhos de clientes

Apesar de todo o mundo digital que já vivemos há muitos anos, as pessoas ainda possuem reticência, principalmente se o site e a empresa forem uma novidade para elas. Por isso, use testemunhos de clientes, de preferência, em formato de vídeo. Ao visualizar um cliente satisfeito, com um depoimento verdadeiro, o visitante estará muito mais propenso a preencher um formulário e se converter em lead.

Melhorando a arquitetura de seu site

A sua homepage é responsiva? As imagens estão otimizadas? O menu é intuitivo e facilita a navegação? Tudo isso é muito importante para as primeiras impressões de um visitante. Ao se deparar com um site confuso, com aparência de mal feito, o visitante tende a ir embora.

Assim como em outros aspectos das estratégias e soluções de marketing digital, não existe uma única solução matadora para otimizar a geração de leads de um site. É preciso atuar a partir de uma estratégia, pensando em diversos fatores que auxiliem o objetivo final: gerar mais leads.

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