Na imagem, uma mulher branca de cabelos castanhos, longos e lisos vestindo uma blusa de manga longa vermelha. O fundo é rosa e compondo o cenário, tem algumas mãos segurando pranchetas, relógios e telefones.

Como a produtividade no trabalho impacta nos resultados?

Squadra
em

Em tempos de crise, reduzir desperdícios é essencial, mas num mercado cada vez mais competitivo, a produtividade no trabalho é um diferencial importante para as empresas conquistarem clientes.

Muitas organizações procuram entregar produtos e serviços utilizando a menor quantidade de recursos. Contudo, é necessário fazer isso sem abrir mão da qualidade, porque os clientes estão cada vez mais exigentes.

Neste post, vamos dar dicas para você acompanhar o desempenho dos colaboradores e adotar alternativas que proporcionem excelentes resultados. Confira!

Tenha indicadores de desempenho

Também conhecidos como KPIs, os indicadores de desempenho são métricas que verificam se a performance está adequada aos objetivos organizacionais. Uma empresa deve elaborar um planejamento estratégico antes de implantá-los. Dessa forma, terá condições de estipular metas e monitorar os resultados.

A gestão dos indicadores contribui para que a tomada de decisão seja mais eficiente e proporcione à instituição mais capacidade de corrigir erros e de compreender o comportamento do consumidor.

Há vários tipos de KPIs adotados pelas corporações. Alguns exemplos são:

Aposte na tecnologia para aumentar a produtividade no trabalho

Uma maneira interessante de melhorar o rendimento dos times é adotar softwares colaborativos. Eles permitem a troca de documentos e de informações entre os membros de uma equipe de forma ágil e em qualquer lugar com acesso à internet.

Esse tipo de ferramenta possibilita editar um arquivo em tempo real e deixar todos os integrantes de um projeto atualizados, sem a necessidade de trocar e-mails. Ou seja, a comunicação fica mais rápida e o foco nas ações a serem efetivadas fica mais bem administrado.

Outra tendência é o software online ou SaaS (Software as a Service), que pode ser aplicado em diversos segmentos como automação de marketing, comunicação interna, CRM, fluxo de caixa, gestão de projetos, dentre outros.

Os principais benefícios da ferramenta são:

Procure aperfeiçoar os processos

A melhoria contínua dos processos é um trabalho cada vez mais valorizado nas organizações. Isso porque, minimizar os gargalos e encontrar opções para obter resultados expressivos são soluções vitais para aumentar a produtividade.

O aperfeiçoamento dos processos engloba diversos fatores como a cultura organizacional, a incorporação de novas tecnologias e o uso adequado dos recursos materiais e humanos disponíveis.

As mudanças podem não apenas melhorar, mas também criar novos processos. Assim, a organização terá mais condições de disputar novos mercados, expandir receitas, reduzir custos e criar parcerias.

Aprenda a administrar o tempo

A famosa expressão “tempo é dinheiro” nunca esteve tão em evidência. As empresas estão percebendo que fazer a gestão do tempo em projetos é uma excelente alternativa para aperfeiçoar os serviços.

As organizações, atualmente, têm utilizado programas para saber o tempo que cada funcionário gasta numa tarefa, prever o momento em que um projeto será finalizado e verificar a viabilidade de contratar novos colaboradores.

Com essas informações, é possível constatar a necessidade de investimentos em recursos humanos e materiais e em capacitações para aumentar a produtividade no trabalho.

Se você tem dúvidas ou experiências sobre como melhorar o desempenho dos funcionários em uma organização, deixe o seu comentário abaixo. A gente sempre responde!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa