Na imagem, uma mão de robô segura um cérebro.

Como a inteligência artificial ajuda na tomada de decisão?

Squadra
em

Em muitos setores, como, por exemplo, o mercado financeiro, a inteligência artificial (IA) já é amplamente utilizada no processo de tomada de decisões.

As escolhas tomadas pelos algoritmos dos bots (robôs) são diretamente responsáveis pelo aumento dos índices de produtividade e lucratividade nos investimentos, ao mesmo tempo em que reduzem riscos e gastos.

Agora o uso da IA está cada vez mais acessível e também pode ser feito em sua empresa, não importa o tamanho dela e o quanto você ache, talvez erroneamente, que não precisa de transformação digital. Veja como.

Afinal, o que é inteligência artificial?

As programações e automações dos sistemas de informação já atingiram níveis de complexidade profundos a ponto de serem capazes de substituir o raciocínio lógico humano.

Não são poucos os casos em que essa inteligência artificial criada por meio de linhas, códigos e aprendizagem contínua conseguem fazer melhores escolhas que os seres humanos.

O uso da inteligência artificial representa uma oportunidade única de otimizar esforços, economizar tempo e fazer melhores negócios.

É a alternativa perfeita para quem deseja aumentar a agilidade nos fluxos de tomada de decisão, que muitas vezes sofrem entraves devido à burocracia ou insegurança dos gestores.

A tomada de decisão é feita de maneira rápida e assertiva com base em uma série de dados técnicos que são pré-programados de acordo com a priorização programada.

IA na tomada de decisão tira as vantagens que só o olhar humano pode trazer?

Muita gente ainda acredita no “tirar o olhar humanizado” da tomada de decisão, mas esse é um pensamento que não se sustenta se compararmos o histórico de erros que já foram cometidos por um ser humano e os que podem ser cometidos por um computador bem programado.

Os sistemas que trabalham com base em dados bem estruturados não ficam exaustos nem deixam de fazer alguma ação por falta de coragem, por exemplo.

Vale lembrar que, em última instância, a decisão será tomada pelo gestor responsável. O sistema de inteligência artificial apenas indica o que ele considera melhor de acordo com os dados e estratégias programados.

Tal programação foi feita por um agente humano com base em estatísticas e o histórico da empresa. Uma análise puramente guiada pela lógica.

É possível defender melhor as próprias decisões?

Mesmo em um cenário utópico em que o gestor seja o mais bem preparado do mundo e infalível, ele ainda precisará justificar suas escolhas diante dos investidores e da própria equipe.

Use o que for fornecido pela inteligência artificial para conseguir embasar suas escolhas e ganhe argumentos concretos e comprovados estatisticamente para convencer a todos de que você está tomando a melhor decisão com base nos dados.

Usar informações criadas a partir de sistemas programados com base em dados e aprendizagem contínua é a escolha mais acertada, não abrindo espaço para achismos e decisões que parecem extremamente boas, mas que na realidade não encontram sustentação nos números.

Ou seja, os sistemas de inteligência artificial nunca substituirão a visão de um bom diretor. Pelo contrário, o ajudarão a justificar melhor as escolhas feitas a partir do feeling e da experiência. Além, é claro, de ser uma grande aliada na hora de convencer os chefes mais turrões com base na lógica.

Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar a inteligência artificial na tomada de decisões? Tem algum exemplo legal de uso da IA para compartilhar? Comente no post!


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa