Captação de leads: do planejamento à prática

Publicado em 07 de julho de 2017 às 14:36

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A internet vem mudando a forma como as empresas trabalham o seu marketing. Nesse processo, diversos termos novos surgiram — entre eles, o lead. Não à toa, é comum ver empresários se perguntando: o que é isso? Porque são importantes para o meu negócio? Como captar leads?

Essas dúvidas são comuns e entender esse processo é essencial para que se consiga ter sucesso com as suas campanhas no ambiente digital.

De uma forma geral, o lead é toda pessoa que, de alguma forma, demonstra interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. São clientes em potencial para o seu negócio.

Mas não se engane! Nem todo mundo que visita o seu o site pode ser considerado um lead. Todos os dias pessoas acessam o seu endereço eletrônico, mas a maioria delas não demonstra interesse em contar com o seu produto ou serviço.

O lead, portanto, é um visitante valioso, mas difícil de encontrar.

Visitante x Lead

A maioria das empresas peca na hora de analisar os números do seu site. Ao mesmo tempo em que é necessário saber quantas pessoas entraram no endereço eletrônico, é importante ter mais informações sobre quem são essas pessoas.

Ou seja, compreender o nível de interesse dessas pessoas em seus produtos ou serviços e conseguir estabelecer um processo de comunicação em que é possível levar o lead à compra. Uma série de etapas em que um simples visitante não passará por não haver interesse no que está vendido.

Dessa forma, as empresas que desejam investir em um canal de vendas na internet precisam desenvolver mecanismos para obter mais informações dos seus leads.

Os formulários de dados são excelentes para isso, sobretudo para conseguir o e-mail e outras formas de contato, o que facilitará o relacionamento entre empresa e consumidor.

Captando e qualificando leads

Geralmente, esses formulários de dados aparecem nas chamadas landing pages. Nelas, a empresa oferece algo em troca da informação do lead — que pode ser um e-book informativo, por exemplo. A pessoa recebe o conteúdo e dá os seus dados básicos (nome, profissão, e-mail etc.).

Pronto! Você captou o seu lead e agora é hora de qualificá-lo para a compra. Para isso é necessário estabelecer uma relação com essa pessoa, mostrar a importância da sua empresa para solucionar problemas e exemplificar como o seu produto ou serviço é o que ela precisa.

Existem diversas formas de captar leads e qualificá-los. A seguir, mostraremos algumas opções. Confira!

E-books

Essa é uma das formas mais tradicionais de gerar leads. O e-book é um material de conteúdo rico e que permite que a empresa se aprofunde em um determinado assunto, gerando autoridade e conseguindo a atenção das pessoas.

Webinars

Essa estratégia vai além dos textos corridos e aposta nos vídeos e áudios como forma de atração. Esse mecanismo aproxima a empresa do cliente, pois é um canal de divulgação de conteúdo com um toque mais pessoal: é a marca apresentando soluções para as pessoas.

Pesquisas e estudos

Esse tipo de material é uma forma de mostrar como determinados mercados se comportam, a importância de serviços ou como certos produtos podem ser relevantes para as pessoas.

Esse tom acadêmico gera credibilidade, além de contribuir para que a sua empresa se torne uma referência naquele assunto.

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