Ainda vale investir em Intranet?

Publicado em 06 de dezembro de 2017 às 11:07

intranet

Uma tendência que temos percebido recentemente é o uso de redes sociais empresariais (o chamado Digital Workplace) para comunicação entre funcionários internos e externos. Workplace, by Facebook, Teams da Microsoft, Slack e outras ferramentas estão aos poucos substituindo Intranets. Diante disso, será que ainda vale a pena investir tempo e esforço para desenvolver ou redesenhar a Intranet de sua empresa?

Por razões jurídicas ou de segurança, muitas empresas ainda precisam que seus sistemas de gerenciamento de arquivos e informações seja interno e limitado ao âmbito empresarial, mas, ao mesmo tempo, muitas desses sistemas são antigos, pouco intuitivos e acabam atrasando o trabalho de seus colaboradores em vez de funcionar como uma ferramenta para auxiliá-los.

Algumas empresas não possuem problemas com questões jurídicas ou de segurança e as redes sociais empresariais podem servir como uma ferramenta de comunicação muito útil. Porém, diferentes times dentro de uma mesma empresa acabam utilizando ferramentas diferentes e aí mora o perigo de ter informação espalhada em inúmeros sistemas.

Por essas razões, investir em Intranet ainda é algo essencial, mas ser pensado e adaptado ao novo cenário.

Como deve ser a nova intranet?

As Intranets, sem bem construídas, podem ter um papel crucial que está em processo de transformação digital. Devem ajudar as empresas a alinhar funcionários para que informações sejam encontradas de maneira fácil e precisa.

Uma intranet precisa ter uma log in simples, segurança, ser mobile friendly e user-friendly, para que os colaboradores não precisem contar com o departamento de TI todas as vezes que precisarem resolver um problema..

Priorizar comunicação, informação e colaboração e se conectar ituitivamente com outros sistemas do digital workplace é fundamental para que os funcionários gastem tempo executando seu trabalho em vez de procurando emails e files.

O que precisa ficar claro é que as novas gerações de intranets precisam competir com plataformas de trabalho digitais e resolver falhas das intranets tradicionais. Afinal, um bom ambiente de trabalho digital precisa atracar desafios  que o seu negócio precisa resolver.

Entregar uma solução para um problema específico em vez de lançar uma Intranet genérica é uma boa maneira de gerar valor e reduzir a frustração dos colabores, é preciso que eles enxerguem valor ao adotar qualquer nova forma de trabalho.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o Drupal, são uma excelente ferramenta para criar Intranets, pois já possuem flexibilidade, trabalham com permissões, integram apss de proodutividade e colocam a informação dentro do contexto do trabalho  que está sendo feito e do problema que precisa ser resolvido.

 

 

 

Just

143 Posts

DIGITAL PRODUCT DESIGN & DEVELOPMENT Agile company delivering software, pioneering tools and consulting to transform organizations.

Tags da publicação

Negócios Drupal Intranet Workplace