Na imagem, uma tela de computador com códigos de programação e mãos digitando no teclado.

Afinal, o que é Hackathon e como aplicá-lo na sua empresa?

Squadra
em

Inovação tecnológica é um ponto que deve ser bastante estimulado em sua empresa. Ela ajuda no desenvolvimento de novas ferramentas que podem colaborar consideravelmente nas rotinas de trabalho, tornando a sua organização mais competitiva no mercado.

Uma opção para conseguir isso de forma prática e eficiente é a implementação do Hackathon em seu negócio. Mas afinal, o que é isso?

O que é Hackathon?

O Hackathon é uma espécie de evolução do brainstorming. É uma competição entre programadores, desenvolvedores de software e gestores de TI, bem como outros profissionais da área de tecnologia.

Nessa maratona de programação pode-se estimular o desenvolvimento de um software específico ou então soluções para um determinado problema que a sua empresa enfrenta. Também é possível criar competições de projetos livres.

A duração pode variar entre um dia e uma semana, normalmente. Ás vezes são oferecidos prêmios aos competidores pela melhor solução, desde benefícios diversos a até mesmo premiação em dinheiro.

Por que o Hackathon é importante para uma empresa e como a transforma?

O Hackathon é importante pois pode oferecer ideias novas e criativas para o seu negócio. Muitas vezes você não teria pensado em solicitar essas soluções diretamente a um programador. Dando a liberdade para que eles façam isso, estimulando a criatividade por meio da competitividade, podem surgir ideias mais interessantes, que poderão ser aplicadas facilmente no negócio.

Além disso, há uma probabilidade maior de os projetos evoluírem em Hackathons, pois, devido à pressão da competitividade e o deadline da maratona, as ideias embrionárias tendem a ser levadas até o fim, o que muitas vezes não ocorre fora desse contexto.

Também estimula o trabalho colaborativo quando alguns programadores se juntam em uma determinada equipe para criar um projeto específico. Com isso, é possível ter um trabalho mais robusto, sólido e sem muitas falhas.

A união dos programadores nas equipes ajuda a fortalecer o networking, o que pode até mesmo ajudar para que essas mesmas pessoas se unam posteriormente para um novo projeto da sua empresa, fora de um contexto de Hackathon.

Muitas ideias que poderiam não ser aprovadas em uma reunião, devido a argumentos de terceiros, encontram sua força na execução do projeto. Com isso, aquela ideia que na reunião com executivos parecia meio nonsense pode mostrar seu valor e convencer os gestores.

Com isso, a sua empresa ganha no quesito  incentivo à inovação tecnológica — os programadores ali presentes pensam em soluções novas, criativas e, o melhor, exclusivas para seu negócio. Essas soluções estarão adequadas ao contexto da organização (desde que seja devidamente informado para os participantes da competição), favorecendo completamente o seu negócio. Esse tipo de competição ajuda a impulsionar a transformação digital da organização.

Esse tipo de atenção também melhora a imagem da empresa, vista como visionária, moderna, a frente do seu tempo e sempre em busca de melhorias únicas e importantes para suas rotinas.

Como aplicá-lo em sua empresa?

Veja um passo a passo de como criar um Hackathon para a sua empresa:

O Hackathon é uma iniciativa bem interessante e que tende a trazer bons frutos para seu negócio. O que achou da ideia? Conte sua opinião para nós nos comentários!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa