A nova JUST

Publicado em 25 de outubro de 2016 às 16:09

Um post com o título "A nova JUST" pode até soar estranho, afinal a empresa não é nova, as pessoas não são novas, mas o que fazemos vem mudando. "Nova JUST" é como internamente acabamos chamando esse marco importante na vida da empresa. E as mudanças não são por acaso, afinal, para mudar precisamos sempre de bons motivos.

Quando fundamos a JUST DIGITAL em 2008, a palavra "DIGITAL" era importante, pois iniciamos basicamente como uma produtora atendendo agências, apesar de também atendermos clientes finais, e o nosso posicionamento era claro sobre somente trabalharmos com web, com o mercado digital.

Com o passar do tempo, assim como na vida das pessoas, o DIGITAL foi virando algo automático, quase que não percebido. Ninguém na empresa mais falava JUST DIGITAL, nenhum cliente nos chamava assim e nós só nos lembrávamos do DIGITAL ao ver a razão social ou o logotipo.

Com quase 9 anos de existência, ficamos mais íntimos do mercado e de nossos clientes, que carinhosamente passaram a nos chamar de JUST. Talvez seja a intimidade, talvez seja o tempo, talvez seja por soar melhor, talvez seja por algum outro fator misterioso, mas o fato é que viramos JUST e ponto!

Já não fazia mais sentido para nós e para nossos clientes usar o DIGITAL, afinal hoje tudo é digital, já não conseguimos separar isso, é algo natural e transparente para todos. Provavelmente, não foi de maneira consciente que deixamos de usá-lo, mas sim tão automática quanto o simples ato de pegar o celular e sequer lembrar que se está conectado.

O nome foi só uma das mudanças, que acabou também impulsionando a necessidade de um nova marca, novo estudo das cores que usamos e de toda a nossa identidade visual. Foi aí que realmente passamos a sentir que de fato era uma "nova" JUST.

 

Outra mudança importante para nós foi a reestruturação societária da empresa. Nos últimos anos crescemos, evoluímos e entendendo que este seria o melhor caminho para mantermos o ritmo, acabei adquirindo as quotas da Andréia e do Marcos, que junto comigo fundaram a empresa em 2008 e nos acompanharam até dia 31 de agosto de 2016. Nesta longa caminhada, com certeza deixaram sua contribuição para o que construímos e acredito que grande parte das metas e sonhos que tínhamos ao criar a JUST foi realizada. Foram muitos desafios, conquistas, falhas e acertos, mas a certeza de que juntos construímos um grande negócio, afinal sabemos que no Brasil não é fácil sobreviver tanto tempo.


joel.png  chain.png

Nesta mudança, Joel Gouveia (à esquerda), assume como COO e Lucas Chain (à direita) como CTO. São pratas da casa e já contribuíram muito para toda a evolução que tivemos nos últimos 3 anos. Com isso, garantimos que nossa cultura se mantém e nosso aprendizado não se perca.

 Agora a JUST segue um novo olhar, comigo e com o Sakata a frente da empresa, apoiados por um grande time de profissionais incríveis. Com certeza, muito em breve outras novidades neste sentido irão chegar e contarei aqui ;)

Mas vamos ao que interessa... o que de fato mudou?

Bom... tudo...

Segmento de atuação, portfólio de produtos e serviços, investimento em produtos próprios e estrutura interna...

Com este novo marco, trabalhamos em um novo planejamento para os próximos anos, já olhando para o que vem pela frente e como devemos caminhar. Nos últimos anos, nos consolidamos como uma das principais empresas de Drupal do mundo, uma referência em soluções de gestão de conteúdo e search para grandes portais e também uma grande referência em gestão inovadora, focada nas pessoas e apoiada pela cultura ágil. Porém, a JUST é muito mais do que isso, pode muito mais do que isso, e é nessa linha que estamos seguindo.

Como parte da mudança, diferentemente do que fizemos até hoje, não iremos focar apenas em soluções para grandes empresas, mas também para pequenas e médias empresas e para isso iniciamos um trabalho com novos produtos próprios e também para trazer outros produtos de parceiros que sejam relevantes para os nossos clientes.

No início deste ano, criamos a área de UX/Design na JUST, como complemento da nossa estratégia para entregar os produtos de nossos clientes de ponta a ponta. Com essa área, já fizemos trabalhos bem legais para Natura, Webmotors, Alpargatas, UNISAL, ESPM e CNC e hoje podemos dizer que temos uma área de produto e design de produto madura, pronta para pensar e planejar as melhores soluções.

Acreditamos que apenas entregar o software não é mais suficiente, precisamos pensar, desenhar, desenvolver, sustentar, medir e evoluir o produto. É o que estamos prontos para fazer. Trabalhar junto com nossos clientes, com metas de negócio claras, pleno conhecimento do usuário e o pensamento de que o produto nunca estará pronto e deve se manter em constante evolução.

Estes movimentos já vem trazendo alguns resultados, como 3 iniciativas Open Source que criamos e também um novo produto que está em desenvolvimento. Este para ser comercializado e em breve iremos falar dele aqui no blog :).

Não somos uma agência de publicidade ou marketing, inclusive trabalhamos com elas em alguns casos, mas o nosso negócio permanece focado na construção de produtos digitais que visam aproximar a relação e simplificar o dia a dia das pessoas que interagem com as empresas que atendemos. Somos uma empresa de software/produto e nosso papel é pegar idéias, entender as necessidades dos usuários e as metas de negócio da empresa para transformá-las em produtos digitais que tragam retorno tanto para nossos clientes, como para os clientes dos nossos clientes.

No final o que não muda é que a JUST é uma empresa de tecnologia, está no nosso DNA, é o que amamos e nos faz levantar todos os dias da cama com tesão. Seja num browser, no celular, num relógio, numa TV, numa geladeira, não importa, nossa missão é entregar uma experiência incrível e facilitar a vida das pessoas com os produtos que criamos.

Não sabemos tudo o que vem pela frente, afinal vivemos um dinamismo absurdo em que muita coisa nova nasce todos os dias, mas o importante é que estamos sempre prontos para nos adaptar e evoluir para ajudar na transformação digital de nossos clientes.

Convido você a nos acompanharem nesta nova fase! :)

 

Leia mais sobre Transformação Digital