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A importância do feedback para a evolução de um produto digital

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Dentre os muitos aspectos relacionados à evolução do produto digital, a importância do feedback é algo que não pode passar despercebido. Afinal de contas, o nível de satisfação do cliente é determinante para tomada de decisão sobre os rumos das soluções postas no mercado.

Descubra como aproveitar o feedback na evolução de sites, apps, portais, softwares e afins! Confira!

Qual a importância do feedback na evolução dos produtos digitais?

Muitas vezes, as soluções digitais são pensadas considerando categorias gerais de usuários, como clientes de um banco, pessoas dentro de certa faixa etária, interessados em determinada atividade cultural, franqueados de uma marca, moradores de uma região, etc.

Nesse contexto, quando um usuário instala um app, por exemplo, ele submeterá o produto digital a um teste jamais realizado e impossível de replicar em larga escala: a utilização do produto em sua circunstância específica.

Tal verificação pode ser somada a de outras pessoas, criando uma base de dados e fazendo surgir padrões de satisfação ou insatisfação ainda não identificados por meio do recurso que chamamos de feedback.

A importância do feedback está justamente na busca por esses padrões de erros, acertos e novas demandas relacionados a um produto digital.

Como aproveitar o feedback na evolução de produtos digitais?

Não existe uma lista exaustiva das maneiras pelas quais o feedback pode ser aproveitado em produtos digitais, contudo, é possível relacionar excelentes exemplos.

Melhorar a usabilidade do produto

Incorporar a experiência do destinatário é vital para aprimorar os aspectos relacionados à facilidade com que um produto é utilizado para atingir os fins a que se destina.

Nesse sentido, compreender a satisfação do cliente quanto à usabilidade pode levar a modificações de interface e design, à criação de FAQs, à otimização do produto em certos dispositivos, etc.

Corrigir bugs

Com o uso massivo de aplicativos, plataformas, lojas virtuais e sites, o aparecimento de bugs é algo muito natural. De problemas de compatibilidade à falhas na execução de tarefas, todo produto digital está sujeito a erros, ainda que os testes realizados antes de sua publicação sejam extremamente acurados.

Nesse sentido, um bom sistema de feedback pode ajudar a identificar e a corrigir um problema antes que ele afete um grande número de usuários. É como se o corpo de bombeiros fosse chamado logo nos primeiros minutos de um incêndio.

Ampliar os serviços

Muitas vezes, o feedback consiste em um desejo, ou seja, que o produto digital satisfaça uma nova demanda. Por exemplo, quando os usuários solicitam que dado aplicativo traga opções de backup automático, ferramentas de integração com redes sociais, funcionalidades específicas, etc.

Logo, o retorno do destinatário é necessário para traçar os rumos da solução e ampliar seus serviços.

Otimizar o produto

Muitas vezes, o insucesso de um produto é determinado pelo seu preço ou quantidade de recursos de computação exigidos para seu funcionamento.

Por isso, a importância do feedback pode ser vista também na adequação da relação custo-benefício das soluções digitais.

Manter o que deu certo

Um último ponto, que não pode ser ignorado, é a manutenção dos aspectos positivos do produto digital.

Afinal, a evolução pressupõe uma base de informações para construir novas funcionalidades, o que, de fato, é obtido com o feedback positivo dos consumidores.

Como obter o feedback sobre um produto digital?

Uma das vantagens do produto digital é que o feedback sobre sites, apps, portais e softwares pode ser obtido pela internet, sem a necessidade de grandes investimentos.

Os exemplos mais comuns são comentários e enquetes nas redes sociais, pesquisas de opinião online, dentre outros.

Para obter um melhor desempenho, o ideal é sempre categorizar as opiniões, de modo a criar estimativas para os pontos positivos e negativos do produto. Com isso, rapidamente você perceberá a importância do feedback para evolução das soluções digitais da sua empresa.

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