Scrum

A diferença entre Evolução e Revolução no Scrum

Eduardo Alvarez
em

Muitas pessoas veem a implementação de mudanças numa empresa como algo que irá causar muitos problemas e barulhos dentro de times ou até mesmo em suas vidas. Às vezes, nem sabem como realizar essa implementação.

Primeiramente, precisamos entender que mudanças devem ser vistas com bons olhos. Se algo não está sendo modificado, alterado ou revisto, corre o risco de estar estagnado, e, em uma cultura de melhoria continua, isso não pode acontecer.

Uma das colunas do Scrum é Adaptação, ou seja, a própria metodologia prega que mudanças são importantes para que tudo continue sustentável.

Como podem ver na imagem ao lado, uma outra coluna de sustentação do Scrum é Inspeção. E é a partir desse ponto que quero concentrar o objetivo principal deste post.

Inspeção -> Adaptação -> Melhoria contínua.

Um ciclo contínuo de melhoria, conhecido também como PDCA em inglês (Plan > Do > Check > Act)

Pensando em melhoria contínua, não é recomendado fazer mudanças drásticas em sequência, pois poderíamos comprometer uma das colunas do Scrum que é a Inspeção, ou então o check do PDCA.

Tendo isso em mente, podemos fazer mudanças de duas formas, Evolucionárias (Kaizen) ou Revolucionárias (Kaikaku). E qual a diferença de cada um dessas abordagens?

Toda mudança passa por um processo de aprendizado e adaptação e essa curva pode fazer com que a produtividade caia, por isso as mudanças devem ser muito bem planejadas.

Como podemos visualizar através do gráfico acima, a curva de aprendizado e adaptação é muito grande na revolução, o que pode levar à desistência da mudança ou à desmotivação. Agora através da Evolução Kaizen é possível perceber o resultado da transformação de forma mais rápida, utilizando baby steps, e caminhando aos poucos, com inspeção e adaptação.

Portanto, é possível concluir que fazer uma evolução contínua é muito melhor para a saúde de um time, visto que existe um feedback fornecendo indicações do caminho a ser seguido e facilitando a aceitação das mudanças por todos os envolvidos.

E como utilizar esses Métodos dentro de um projeto, ou dentro da criação de um produto? Através do conceito de MVP por exemplo**.**


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa