Na imagem, um robô está sendo construído por alunos sob supervisão de um professor.

3 vantagens do Machine Learning e o Deep Learning para empresas

Squadra
em

Machine Learning e Deep Learning são técnicas de análises de dados que automatizam o desenvolvimento de modelos analíticos e levam o conceito de inteligência artificial a um novo nível.

Elas já estão presentes em diversas ferramentas e máquinas — dos carros que dirigem sem motoristas até exemplos que já se tornaram mais do que comuns para nós, como o filtro de spam dos serviços de e-mail e as recomendações de conteúdo dos principais serviços de streaming.

Conheça um pouco mais sobre essas técnicas que ganham cada vez mais força* nesses tempos onde a informação é tão valorizada* e veja algumas vantagens que elas podem trazer para as empresas.

Machine Learning

Muitas vezes traduzido como “aprendizagem de máquina”, é a tecnologia responsável por elaborar conjuntos de regras e sistemas capazes de analisar dados e, por meio de complexos cálculos e cruzamentos de informações, extrair aprendizados em altíssima velocidade.

A Machine Learning permite desenvolver algoritmos capazes de realizar automaticamente tarefas que poderiam consumir muitas horas de trabalho (e raciocínio lógico) de seres humanos.

Deep Learning

A Deep Learning — ou “Aprendizagem Profunda” — é uma técnica que facilita implementação da Machine Learning — atualmente é quase impossível falar de uma sem citar a outra. A Deep Learning permite a um dispositivo pensar, aprender e agir como um ser humano, graças ao uso inteligente de sistemas de aprendizagem contínua e de redes neurais artificiais que imitam a atividade em camadas dos neurônios no neocórtex.

Um exemplo de prática de Deep Learning são as ferramentas de reconhecimento de imagens que alcançam taxas de acerto maiores que a de humanos em diferentes cenários. É possível reconhecer automaticamente em uma imagem elementos que podem ser desde fotos de gatinhos fofos até a presença de tumores em exames de ressonância magnética.

Agora que você já está mais familiarizado com os conceitos de Machine Learning e Deep Learning, conheça 3 das principais vantagens que eles podem trazer aos negócios:

1. Aprender mais (e melhor) com os dados

O enorme volume e variedade de dados que temos disponíveis em um mundo hiperconectado, o atual poder de processamento computacional e as novas — e mais acessíveis — soluções de armazenamento de informações abriram todo um novo leque de possibilidades para as empresas. Tornou-se viável analisar dados complexos em grande escala e, principalmente, aprender com eles.

É possível criar algoritmos capazes de realizar previsões de cenários muito mais assertivas do que as feitas por nós, meros humanos, e em uma velocidade que nunca conseguiríamos alcançar. Excelente solução para, dentre outros usos, identificar se o lançamento de um novo produto será bem-sucedido ou prever qual será a demanda no próximo semestre com base na análise do histórico de vendas e levando em conta todas as variáveis possíveis.

2. Aumento da produtividade

Soluções de Machine Learning e Deep Learning são capazes de substituir e automatizar diversas tarefas que há bem pouco tempo só poderiam ser feitas por humanos — e, o melhor, como uma velocidade e assertividade muito superior.

Isso permite uma ágil identificação de problemas e suas soluções, análises de relatórios, auxílio na tomada de decisões etc. Ao fazer com que a equipe não gaste mais tempo nessas tarefas, você libera os colaboradores a se dedicarem àquilo que fazem melhor e foram contratados para fazer. A produtividade da empresa aumentará sem a necessidade de ampliar o quadro de funcionários.

3. Redução de custos por meio do Machine Learning

Além de uma forma de aumentar a produtividade da equipe, o uso de aprendizagem de máquina também permite substituir os serviços oferecidos por fornecedores por soluções mais eficazes. Um exemplo é o uso de sistemas baseados em Machine Learning, capazes de analisar contratos e “traduzir” a linguagem jurídica para termos de mais fácil compreensão para as partes.

É possível também determinar algum item que esteja faltando ou que não deveria estar presente, como alguma taxa ou comissão não negociada. Isso dispensa a necessidade de admitir um advogado, que muitas vezes seria contratado apenas para ler um documento.

Essas são apenas algumas das vantagens que o uso das técnicas de Machine Learning e Deep Learning podem trazer para as empresas. Conhece alguma outra? Ficou com alguma dúvida?Comente no post!


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa