3 tendências de CX para 2018

Publicado em 05 de janeiro de 2018 às 10:10

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Se 2017 foi o ano em que vimos na prática novas tecnologias como Inteligência Artificial e automação robótica sendo aplicada no dia a dia das pessoas, 2018 promete ser o ano que vai consolidar essas tecnologias oferecendo a possibilidade para as empresas entregarem experiências muito mais personalizadas e relevantes a seus clientes.

Com isso, as empresas vão querer expandir seu ecossistema para cuidar de mais etapas da jornada do consumidor, chegando ao ponto de saírem de suas zonas de conforto. Tudo isso para garantir uma experiência impecável do começo ao fim, afinal, quem conseguir conectar o ecossistema inteiro vai entregar mais valor e ter mais vantagem competitiva. Veja algumas tendências que devem bombar em 2018!

Personalização e empatia andam juntas

As empresas serão cada vez mais capazes de acessar dados que indicam as intenções e o humor dos clientes, incluindo dados sobre emoção, motivação, situação, ambiente e comportamento. Um exemplo disso são as tecnologias que analisam o tom de voz e podem revelar o sentimento do cliente naquele exato momento.
As empresas vão querer se relacionar com os clientes em um outro nível para oferecer o melhor serviço possível.

Robôs falando com robôs e mais inteligência artificial

Software robótico, como chatbots e outras ferramentas de automação vão dominar os departamentos de marketing, vendas e serviços. Plataformas como a Siri e Alexa vão falar com robôs criados pelas empresas para resolver problemas dos clientes e isso certamente terá um impacto positivo na produtividade dos colaboradores e na satisfação dos clientes. Aliás, todos os funcionários que falam com clientes se tornaraão agentes de engajamento e serão capazes de servir e vender no momento em que o cliente precisa, graças a esses sistemas robóticos e à Inteligência Artificial.     

Blockchain para melhorar a experiência do consumidor

É provável que 2018 veja um grande investimento na tecnologia blockchain e seu impacto no dia a dia dos consumidores. A tecnologia continua em seus estágios iniciais, mas mostrou um potencial impressionante para fácil colaboração, escalabilidade e redução de custos de infraestrutura. Viu só o que aconteceu com o Bitcoin?

É importante lembrar que sua marca não precisa de uma nova tendência para melhorar a experiência do consumidor, precisa apenas executar um processo colaborativo que coloca  o consumidor no centro de suas decisões, ações e ofertas. O que fazemos na Just é orientar esse processo para que sua empresa esteja pronta para receber essas novas tendências.

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