15 Anos de Manifesto Ágil!!!

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 às 15:26

15_anos_manifesto_agil__HEADER.png

Em um mundo onde métodos de desenvolvimento incrementais de software, como Scrum e XP,  já existiam e eram usados na prática, os desenvolvedores se viram retomando valores e práticas do passado, como formalização exagerada nas documentações e regulamentações, e aos poucos se distanciando daquilo que hoje chamamos de metodologias ágeis.

Foi por isso que em fevereiro de 2001, 17 desenvolvedores se reuniram em uma estação de esqui em Snowbird, Utah (EUA) e passaram a discutir, entre outras coisas, as práticas de desenvolvimento e como aplica-las de forma eficiente em seus trabalhos. Essa foi a origem do que conhecemos como Manifesto Ágil e que hoje completa 15 anos desde a sua criação.

15_anos_manifesto_agil_IMG_reuniao.png

As conclusões e discussões geradas nesse encontro deram origem ao manifesto que foi assinada por todos os presentes e até hoje é usada como base para o desenvolvimento ágil de projetos. O documento elenca quatro valores essenciais que são: 

 

1- Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas

2- Software em funcionamento mais que documentação abrangente

3- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

4- Responder a mudanças mais que seguir um plano

 

Afirmando que mesmo havendo valor nos itens à direita, deve ser valorizado mais os itens à esquerda.

 

Além desses itens foram colocados 12 princípios cujo os quais o manifesto ágil foi baseado. São eles:

1- Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.

2- Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.

3- Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.

4- Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.

5- Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.

6- O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.

7- Software funcional é a medida primária de progresso.

8- Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.

9- Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.

10- Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.

11- As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.

12- Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

 

Com o manifesto redigido era preciso uma organização que o representasse: foi então, no final de 2001, que nasceu a Agile Alliance, uma organização sem fins lucrativos comprometida com o avanço dos princípios e práticas de desenvolvimento Ágil.

Para conhecer um pouco mais sobre ágil, acompanhe nosso blog e a Just nas redes sociais

 

15_anos_manifesto_agil_FEATURED_IMG.png