Post-it verde colado em uma parede cinza, uma mão escrevendo a palavra "Scrum" com uma caneta preta.

10 passos para você usar o Scrum nos seus projetos

Bruno Bortoletto
em

Scrum é um processo para construir software incrementalmente em ambientes complexos, onde os requisitos não são claros ou mudam com muita freqüência.

1 – O PO (Product Owner) define a visão com base em informações colhidas junto ao usuário final, equipe, stakeholders e gerentes.

2 – O PO junto com o Scrum Master cria o Product Backlog, uma lista inicial de necessidades que precisam ser produzidas em forma de histórias para que a visão do projeto seja bem sucedida.

3 – O Scrum Master, PO e o Time planejam o Sprint, essa reunião chama-se Planning Meeting, e é dividida em duas partes.

4 – Na primeira o objetivo é gerar o Selected Product Backlog e pontuar todas as histórias.

5 – Na segunda parte do Planning Meeting o objetivo é quebrar as histórias do Selected Product Backlog em tarefas, onde cada membro da equipe irá selecionar a tarefa que deseja executar e estimá-la. Tais tarefas irão gerar o Sprint Backlog.

6 – O Time deve gerar um gráfico evolutivo do trabalho do sprint, de acordo com o tempo estimado, chamado de Sprint Burndown.

7 – Diariamente, durante o sprint, Scrum Master e Time fazem uma reunião chamada Daily Meeting para saber: o que foi feito desde a última reunião; Se existe algum impedimento; O que será feito após a reunião.

8 – Scrum Master deve administrar e retirar os impedimentos para que o time não pare.

9 – Ao término do sprint é realizada uma reunião de Review. O objetivo é apresentar o que foi realizado para o PO e convidados.

10 – Após a reunião de Review é realizada uma última reunião: a Retrospective. O objetivo é levantar os pontos bons e ruins do sprint. Geralmente participam apenas o Scrum Master e o Time. O PO poderá ser convidado pelo Time.

Agora é só retornar ao item 3 e um novo Sprint se inicia.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa